Maringá Post
Maringá Post - Notícias de Maringá e Região - O portal oferece as últimas notícias e novidades. Independente, sempre.

Cerca de 47% dos veículos do Paraná estão com o licenciamento irregular, afirma o Detran

O Detran alerta sobre a obrigatoriedade do pagamento de débitos de veículos, como o CRLV, o IPVA e multas.

  • O Departamento de Transito do Paraná (Detran-PR) alerta sobre a obrigatoriedade do pagamento de débitos de veículos, como o Certificado de Licenciamento Anual (CRLV), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e multas. Para a emissão do CRVL é necessário que o veículo esteja sem nenhum débito.

    “A nossa frota atual é superior a 8 milhões de veículos, desses, aproximadamente 47% estão com documentos em atraso, não gerando o licenciamento obrigatório para circulação”, diz o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado. “A falta do CRVL causa muitos transtornos, principalmente nesse período de férias, aonde temos um índice alto de veículos circulando em rodovias e vias municipais”, acrescentou.

    Para ter acesso às informações de pendências e também as guias de pagamentos dos débitos, o cidadão pode acessar o portal do Detran-PR ou pelo aplicativo Detran Inteligente.

    LEGISLAÇÃO

    O motorista que for flagrado circulando com veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração gravíssima. Segundo o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) será aplicada uma multa no valor de R$293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.

    CRLV

    O Certificado de Licenciamento Anual (CRLV) é um documento de porte obrigatório a todos os condutores de automóveis. Ele é expedido anualmente pelo Departamento de Trânsito de cada estado e indica que o veículo está apto para circular normalmente pelas vias do país.

    No Paraná, o documento é emitido de maneira totalmente online pelo Detran-PR. Para obter o certificado é necessário quitar todos os débitos do veículo, emitir e pagar a guia no valor de R$ 86,50.

    O CRLV é emitido em até 3 dias após a efetivação do pagamento, nos casos de veículos com débitos de multas e IPVA. O documento está disponível exclusivamente em versão digital, podendo ser verificado pelo aplicativo do Detran-PR; Carteira Digital de Trânsito (CDT) e pelo portal do Detran-PR.

    As guias podem ser pagas através de caixas eletrônicos, PIX ou pelo Internet Banking dos bancos devidamente credenciados.

    Calendário Licenciamento 2022 no Paraná:

    Placas com final 1 e 2 – Agosto

    Placas com final 3, 4 e 5 – Setembro

    Placas com final 6, 7 e 8 – Outubro

    Placas com final 9 e 0 – Novembro

    ATENÇÃO!

    PORTAL DETRAN

    Devido a atualização das bases de dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e da Secretaria da Fazenda do Paraná (SEFA-PR), nos dias 30 e 31 de dezembro, algumas funções ofertadas no portal do Detran e no aplicativo estarão indisponíveis, como a emissão do Certificado de Registro de Licenciamento Veículo (CRLV), em atraso; geração de guias administrativas de serviços de veículos; emissão de guias de qualquer natureza pelo extrato de veículo (licenciamento e/ou multas); emissão de guias de certidões de veículos; emissão de guias de conveniados e parceiros.

    Serviços relacionados a habilitação; recurso de infrações; consultas e demais, permanecerão disponíveis.

    Informações da Agência Estadual de Notícias

    Foto: Ilustrativa/Canva

    Comentários estão fechados.