Os 5 livros que um Geek não pode deixar ler

Por: - 20 de agosto de 2021

Vida longa e próspera! 

Hoje vamos falar sobre alguns livros necessários no repertorio de qualquer nerd de respeito, a lista a seguir são sugestões baseadas nos livros de maiores sucessos do mundo da ficção científica, vamos a lista!

GUIA DOS MOCHILEIROS DAS GALÁXIAS

 

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção cientifica, o Guia vem encantando gerações com seu humor e ficção que força sua imaginação ao limite. Douglas Adams consegue criar situações completamente surreais ao mesmo tempo que debocha de coisas contemporâneas como burocracia, política, a sociedade como um todo e diversas outras.

O Guia dos Mochileiros das Galáxias começou sua história como um programa de rádio, depois uma compilação em fita cassete, e quando foi transformado em livro se tornou um best-seller mundial, o sucesso foi tanto que o Dia do orgulho Nerd também é chamado de dia da toalha em homenagem ao autor do livro, pois ele explica em sua obra que a toalha é um dos itens mais uteis para um mochileiro interestelar.

 

DUNA

A obra de Frank Hebert foi lançada em 1965 e simplesmente é a obra de ficção cientifica mais vendida no mundo, uma referência para o gênero e inclusive serviu de inspiração para Star Wars.

A história de Paul Atreides e sua família no planeta Arrakis, mostra uma visão mais feudal em um universo onde os seres humanos não mais vivem na Terra, a sociedade da obra, as intrigas e jogos de poder mais parecem as casas de Game of Thrones, o livro, ou melhor dizendo os livros, são um tanto quanto grandes, mas sem sombra de duvidas foi um marco na literatura sci-fi e vale muito a pena ler, como disse Daniel Lameira, editor brasileiro da obra:

Duna é um marco da ficção científica, Frank Herbert criou uma história que mudou os rumos do gênero e, ao mesmo tempo, os abraçou e os homenageou.

A obra foi adaptada para filme em 1984 e agora está sendo produzido um remake que deve chegar aos cinemas em 22 de outubro.

 

EU, ROBÔ

A obra é um é uma coletânea dos contos de Isaac Asimov que originalmente haviam sido publicados em revistas, a obra une os nove contos que relatam a evolução dos autômatos. Neste livro é apresentada as três leis da Robótica.

O filme protagonizado por Will Smith de 2004 foi baseado na obra de Asimov, porém o livro é bem diferente da história apresentada nas telonas, com cunho mais filosófico e sociológico.

O livro vale muito a pena ser lido, ainda nos dias atuais, não só é emocionante, mas também nos leva a reflexão, sobre a automação e seus reflexos na sociedade, também questões advindas da evolução da Inteligência Artificial, afinal o que, na essência, nos torna humanos?

 

NEUROMANCER

Esta obra é um livro de ficção cientifica Cyberpunk, considerado um precursor do movimento, Neuromancer lembra muito Matrix, ambos do mesmo gênero.

A obra de William Gibson foi lançada em 1984 e nos traz coisas muito a frente de sua época. Vale ressaltar que Willian escreve sobre essas coisas antes mesmo delas existirem ou mesmo quando ainda engatinhavam.

Foi através desse livro que a Matrix foi criada, inclusive, o nome do filme de 1999 “Matrix” foi tirado do mesmo, previu muita coisa que hoje faz parte de nosso dia a dia e outras que ainda não alcançamos, saca só algumas: 

  • Computadores pessoais antes mesmo deles se popularizarem;
  • Cyberespaço e realidade virtual, onde as pessoas conseguiam acessar a Matrix e se desvencilhar do corpo físico;
  • Hackers, no livro o personagem principal, Case, é um Hacker, contratado para invadir e roubar dados da Matrix;
  • Exploração espacial, embora isso não seja exclusivo do gênero Cyberpunk, a obra mostra a viagem para estações espaciais na orbita do planeta;
  • Inteligência Artificial, antes mesmo de começar a se falar nisso, em Neuromancer a IA já era uma realidade, assim como o medo de que as maquinas se rebelassem contra a raça humana.

 

Todos os livros aqui elencados nos transportam para novos mundos, experiências diferentes e possibilidades infinitas, em uma sociedade em que as informações são tão rápidas e cada vez menos nos aprofundamos nas coisas a literatura é de suma importância para engrandecermos nossas mentes e aliviarmos nossas almas.

Espero que gostem de nossas sugestões, e se gostarem traremos até vocês a parte 2 dessa matéria!

 

Que a força esteja com vocês!

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.