Que a moda é cíclica, não é nenhuma novidade; os estilos de vestir vão e voltam, as décadas passadas aparecem repaginadas, com uma cara nova. Durante os últimos dois anos – no meio de uma pandemia mundial – temos visto um retorno fortíssimo de tendências e estilos dos anos 2000, mas por que exatamente esta década?
Segundo Polly Walters, estrategista sênior de um dos mais importantes escritórios de pesquisa de tendências do mundo – a WGSN – as incertezas do período pandêmico levaram os consumidores a buscarem aquilo que lhes fosse mais familiar. Os jovens do nosso tempo não esperavam ter que enfrentar grandes crises econômicas, o medo do desemprego e da morte, tudo ao mesmo tempo, enquanto lidam com a entrada na vida adulta, com todas as responsabilidades que fazem parte dela. Para Walters, o retorno à década de 00 é um resgate do tempo perdido.
Não é apenas na indústria da moda que este movimento tem acontecido, apesar de ser onde ele fica mais visível. Esta é a chamada economia da nostalgia – o ato de consumir bens que suscitam memórias do passado. Polly Walters explica que, seja de forma individual ou coletiva, quando estamos em uma situação de medo e incerteza, a tendência é buscar o afeto e o conforto das coisas – o que para esta geração, está neste período entre o fim dos anos 90 e início dos 2000.
Pode ser um pouco difícil de acreditar, mas de fato é essa estética meio caótica, que data da adolescência dos millennials, a mais presente na indústria no momento. Saias curtas, cinturas baixas, logomania, pouco ou nenhum compromisso com a harmonia visual –elementos duvidosos, mas muito familiares para quem está na casa dos 30 anos. E pelo jeito, ainda veremos estas releituras por aí durante algum tempo. Você se arrisca em alguma?
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