Por Ana Raíza Yoshioka
Quando comentamos de grandes obras, talvez não paramos para pensar que o Brasil tem algumas de grande imponência por sua funcionalidade e ousadia. São denominadas obras de infraestrutura todas que facilitam a logística de pessoas, produtos (água, gás, óleo, grãos) e serviços (energia elétrica, por exemplo). Hoje vamos destacar as principais obras que trouxeram grandes melhorias para o Brasil.
- VIADUTO 13 – VIADUTO DO EXÉRCITO
Localizado na Ferrovia do Trigo (EF-491), no estado do Rio Grande do Sul, entre as cidades de Vespasiano Corrêa e Muçum, foi construído no período militar entre 1975 e 1978 com o objetivo de escoar a produção de soja e trigo da região. Projetado e executado pela empresa Serviços de Engenharia Emílio Baumgart (SEEBLA), tem 143 metros de altura e 509 metros de extensão, configurando o terceiro mais alto do mundo, só perdendo para o Mala Rijeka (Montenegro, 198 metros) e para o Beipanjiang (China, 275 metros). Esturturalmente, os pilares são tubos de paredes de concreto com espessura de 80 cm, com um travamento interior a cada 6 metros. As fundações são em sapata corrida e estão a 21 metros abaixo do nível do solo. Atualmente, a empresa que opera o viaduto é a Rumo Logística, que ainda administra uma grande frota de trens no Brasil.
2 FERROVIA NORTE-SUL
Ainda comentando sobre obras ferroviárias, temos a Ferrovia Norte-Sul – também denominada EF-151 –, teve por objetivo conectar as principais malhas ferroviárias interligadas aos portos e regiões de grande escoamento da produção. Com as obras iniciadas em 1996, ainda possui trechos em construção e outros a serem construídos, de maneira que, ao ser finalizada, contará com 4155 km. Em termos técnicos, tem um raio mínimo de curva de 343 metros e uma rampa máxima de 0,6%, viabilizando uma máxima velocidade de 83 km/h. Na imagem a seguir, é possível observar o andamento da construção:
3 PONTE RIO-NITERÓI
A Ponte Presidente Costa e Silva, como é oficialmente denominada, na BR 101-RJ, foi construída entre 1969 a 1974 com extensão de 13,69 km, tendo o objetivo de facilitar o transporte de pessoas e de cargas, antes realizado por balsas ou por um trajeto terrestre de 120 km. Em termos técnicos, conta com um vão livre máximo de 300 metros e maior altura de 72 metros acima da água, com capacidade de escoar aproximadamente 16 mil veículos por dia. Em recordes, é a maior ponte em concreto protendido do Hemisfério Sul e a 11ª maior do mundo, com trechos também em estrutura metálica (foto).
4 TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO
Apesar de ser uma obra polêmica pelo impacto ambiental gerado em seu entorno, a transposição do Rio São Francisco é uma das maiores obras hídricas do país, contando com 477 km de extensão, 13 aquedutos, 28 reservatórios enormes, 9 subestações de energia e 270 km de linhas de transmissão. O rio que nasce na Serra da Canastra (MG), percorrendo 2,8 mil km até desaguar em Penedo (AL), teve o início do desmembramento em 2007, com previsão de término em 2012, mas os atrasos preveem a finalização da obra somente em 2022. Com a seca que atinge algumas regiões do Nordeste, a obra levará água a 390 municípios, beneficiando não somente o consumo doméstico como a irrigação na agricultura.
5 USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU
Para fechar a série, não tem como deixar de mencionar a grande usina construída de 1971 a 1984, com barragem de 7919 metros de extensão, 196 metros de altura e uma área de 1350 km², perdendo em dimensões apenas para a Usina de Três Gargantas (China). Localizada na fronteira Brasil (Foz do Iguaçu)-Paraguai (Hernandarias), a usina empregou mais de 40 mil trabalhadores, responsáveis por executar uma quantidade de concreto 210 vezes o utilizado no Estádio Maracanã e aço suficiente para erguer 380 Torres Eiffel. Atualmente, possui 20 unidades geradoras com capacidade total de gerar 14 GW por ano, em média. Seu recorde ocorreu em 2016, com uma produção de 103 068 366 de MWh.
Fontes: Gazeta do Povo, Governo Federal.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.