A alvenaria estrutural é uma boa escolha?

Por: - 22 de setembro de 2021

Instagram; Ana Raíza Yoshioka

 

A alvenaria estrutural é um tipo de sistema construtivo que dispensa o uso de vigas e pilares para sustentar a edificação. Constitui-se de uma sequência pensada e projetada de fiadas de blocos de cerâmica ou concreto com boa resistência, unidos por argamassa e, em alguns pontos, com adição de graute no interior dos blocos melhorar a capacidade de suporte em pontos críticos como as arestas de janelas e portas e nos encontros de paredes.

Figura 1 – Elementos de uma alvenaria estrutural. Fonte: Construindo Casas.

No projeto, cada parede tem seu esquema de montagem, contando com a adição de vergalhões de aço nos cantos, para consolidar a união entre elas. Os blocos de dimensões padronizadas auxiliam o projetista a pensar como será a sequência de cada fileira horizontal (fiada), de modo que o projeto estrutural ainda seja viável arquitetonicamente. Esse é um problema no momento de conceber a estrutura, ou seja, fazer com que as paredes estruturais correspondam às dimensões previstas em projeto arquitetônico, em função da padronização dos blocos. Além disso, o responsável pelo projeto estrutural deverá conhecer os projetos hidráulico e elétrico, para já prever os pontos de passagem de eletrodutos e tubulações. Isto é, após construída, a parede estrutural não pode ser danificada ou derrubada para inserir os sistemas hidráulico e elétrico, sendo que estes deverão ser incluídos na montagem das paredes. 

Dependendo da geometria adotada pela arquitetura, como paredes curvas ou de difícil execução, a alvenaria estrutural não é a melhor alternativa. Também quando são exigidos vãos acima de 4 ou 5 metros, aproximadamente, pode ser interessante alterar o projeto inserindo-se vigas em concreto armado/protegido ou até mesmo escolher outro tipo de sistema. Sendo a alvenaria estrutural uma técnica bem específica, é difícil encontrar mão de obra especializada, tanto na fase de projeto, quanto na execução. 

Porém, apesar de todos os entraves mencionados, há grandes vantagens em se construir com a alvenaria estrutural, sendo a principal delas a redução dos custos em até 30% se comparado ao sistema convencional, por dispensar o uso de fôrmas e escoramentos. É uma construção relativamente mais limpa e prática, já que usa uma menor diversidade de materiais e, portanto, dispensa algumas etapas no processo.

Figura 2 – Redução das etapas construtivas. Fonte: NEPAE UNESP.

Outra curiosidade é que esse tipo de sistema permite a construção de edifícios de múltiplos pavimentos com menor custo, o que pode diminuir o tempo de retorno do investimento no mercado de imóveis. É uma solução bem atrativa dependendo da finalidade do empreendimento, do orçamento previsto e do tempo disponível para a execução.

Figura 3 – Edifício em alvenaria estrutural. Fonte: NEPAE UNESP.

 

Portanto, a construtora que trabalha com a alvenaria estrutural entende os prós e contras na hora de adotar tal sistema construtivo, investe em profissionais especializados no serviço, até como forma de se consolidar no ramo. Por outro lado, muitas vezes é o (a) engenheiro (a) e/ou arquiteto (a) quem recebe a demanda diretamente do cliente e, se este quiser escolher a alvenaria estrutural para a redução de custos, os projetos deverão ser pensados para se adaptarem ao sistema construtivo. 

Se você é cliente e quer construir neste sistema, converse com a equipe de projeto e execução para verificar se é a melhor alternativa para o seu imóvel, agora que já conhece algumas vantagens e desvantagens desta solução estrutural.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.