Oeste do Paraná registra surto de chikungunya com oito casos confirmados

Após a confirmação de oito casos de chikungunya no Bairro Brasmadeira, a Prefeitura de Cascavel, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, intensifica ações de combate ao mosquito transmissor

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, emitiu um alerta para a ocorrência de um surto de chikungunya, com a confirmação de oito casos, conforme informações da Secretaria de Saúde do município. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e da zika.

    O surto foi identificado devido ao número crescente de casos na região, o que levou a Secretaria de Saúde a classificar a situação como um surto. A cidade está adotando medidas preventivas para evitar a propagação do vírus, como ações de controle com inseticidas e a busca ativa de pacientes com sintomas.

    As pacientes afetadas são todas mulheres, e há suspeita de que uma delas tenha contraído a doença durante uma viagem recente ao estado de Mato Grosso. A Secretaria Municipal de Saúde está acompanhando as pacientes e, com o apoio da 10ª Regional de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), está realizando ações de reforço para eliminar o mosquito transmissor.

    Sintomas da chikungunya

    De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), os principais sintomas incluem:
    Sintomas
    Febre
    Dores nas articulações
    Dor nas costas
    Dores pelo corpo
    Erupções avermelhadas na pele
    Dor de cabeça
    Náuseas e vômitos
    Dor atrás dos olhos
    Dor de garganta
    Calafrios
    Diarreia e/ou dor abdominal (principalmente em crianças)

    A chikungunya pode causar dores articulares persistentes, levando a incapacidades temporárias ou até duradouras.

    Comentários estão fechados.