Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Logo após um procedimento plástico cirúrgico, pacientes enfrentam um processo de recuperação que pode variar de um para o outro, do tamanho da intervenção e do quadro de saúde geral. Entretanto, a utilização de técnicas manuais aliadas às eletromagnéticas contribuem para melhorar o processo e o tempo de recuperação, ajudando a potencializar os resultados da cirurgia.
A Clínica Gorini, referência em cirurgias plásticas em Londrina e no Paraná, além de reconhecida nacionalmente, oferece diferentes tipos de procedimentos pós-operatórios.
Um deles é a drenagem linfática pós-operatória, que consiste em realizar massagem com movimentos leves, suaves e lentos na área operada, comprimindo e facilitadno o escoamento do líquido. “Além de ser um procedimento delicado e relaxante, a drenagem ajuda a reduzir o inchaço, elimina toxinas e desintoxica o organismo, previne a formação de fibroses, ajuda a acelerar a cicatrização, além de melhorar a circulação”, explica Khatia Cristiane Filippo, fisioterapeuta que atua na Clínica Gorini.
Quem indica a drenagem é o médico responsável pela cirurgia, mas, normalmente ela é realizada entre 4 e 7 dias após o procedimento. O número de sessões também varia. “Quando realizo uma operação, procuro ver meus pacientes com uma frequência maior, para avaliar a necessidade das sessões de drenagem”, ressalta o médico cirurgião plástico Julian Gorini. Mas, de acordo com o médico, também existem tratamentos com ultrassom e radiofrequência. “Embora seja estético, esse tipo de tratamento pode ser utilizado no pós-operatório”, ressalta o especialista.
Khatia aponta que tanto o ultrassom quanto a radiofrequência ajudam a prevenir flacidez e aderências de pele em uma cirurgia plástica, de modo especial em uma lipoaspiração. “São ondas eletromagnéticas que aquecem as camadas da pele, como a derme e a hipoderme, estimulando a produção de colágeno”, explica a fisioterapeuta. Os procedimentos provocam um melhor aspecto na pele porque contraem as fibras de colágeno já existentes, remodelam o colágeno e proporcionam uma firmeza maior na pele. Nesse caso, a recomendação é iniciar o tratamento 30 dias após a cirurgia.
Comentários estão fechados.