CRM apura caso de médico que fez cirurgia no joelho errado de paciente no Paraná

A paciente só percebeu o erro no pós-operatório, quando levantou a coberta e viu que o joelho operado era o outro.

  • Foto: Reprodução / RPCTV

    O médico Luciano Malerba está sendo investigado pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) por ter operado o joelho errado de uma paciente em Foz do Iguaçu. O caso aconteceu em abril deste ano, no Hospital da Unimed, e foi denunciado pela paciente Bianca Petermann Stoeckl, de 42 anos.

    Bianca deveria fazer uma cirurgia no joelho esquerdo, mas o médico realizou o procedimento no joelho direito, deixando uma cicatriz e um parafuso de uma placa. A paciente só percebeu o erro no pós-operatório, quando levantou a coberta e viu que o joelho operado era o outro.

    “Quando levantei a coberta, meu joelho direito é que estava operado. Chamei a equipe e falei ‘o médico operou a minha perna errada’. E aí [disseram] ‘mas será?’. E eu disse ‘tenho certeza’”, contou Bianca à RPCTV.

    Bianca registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e o médico foi indiciado por lesão corporal. O caso também foi encaminhado ao Ministério Público do Paraná (MPPR), que analisa se vai oferecer denúncia contra Malerba.

    A paciente disse que teme que o erro médico possa trazer problemas futuros para sua saúde. “Poxa, é meu joelho, eu não sou uma cadeira que troca um parafuso ali. Eu não sei o que isso vai me dar de problema no futuro. Eu me sinto como se eu fosse um pedaço de qualquer coisa. Erro médico é uma coisa muito grave para quem sofre”, desabafou.

    Em julho, Bianca fez uma nova cirurgia, desta vez no joelho esquerdo, que estava machucado. O procedimento foi feito por outro cirurgião.

    O CRM-PR informou que abriu uma sindicância para apurar se houve ou não erro de conduta do médico, conforme o Código de Ética da categoria. O processo corre em sigilo e pode resultar em penas disciplinares que vão desde advertência até cassação do exercício profissional. Segundo o Conselho, o médico “está regularmente inscrito no Paraná desde abril de 2001”.

    A Unimed disse que está prestando assistência para Bianca e que colabora com as investigações.

     

    Comentários estão fechados.