Chef maringaense Manu Buffara abre a programação da 4ª Semana do Turismo de Maringá

Compartilhar

Na quinta-feira (25/4) a chef maringaense Manu Buffara abre a programação da 4ª Semana do Turismo de Maringá. Nascida na cidade, ela é proprietária do “Restaurante Manu”, em Curitiba, eleito o restaurante mais promissor da América Latina no ano passado pelo 50 Best regional.

Manu Buffara vem para Maringá falar sobre a valorização dos produtos e dos produtores locais e a importância das hortas comunitárias, aspectos que viraram filosofia dentro da cozinha dela. A chef é envolvida com o programa de hortas urbanas em Curitiba, que são responsáveis por boa parte dos ingredientes utilizados no restaurante.

Ela conta que os alimentos utilizados no restaurante são de pequenos produtores, alguns ligados à produção de orgânicos, que vivem na região metropolitana de Curitiba. No entanto, Manu afirma que encara como uma tarefa obrigatória trabalhar com o desenvolvimento da comunidade que produz os ingredientes.

“O que acontece na agricultura do país é a falta de informação. Antes de trabalhar dessa forma, você precisa passar informação para a pessoa que desenvolve o produto, para trabalhar no produto que você quer”, diz a chef.

Manu morou até os 17 anos em Maringá, quando decidiu trancar a faculdade de jornalismo e se mudar para os Estados Unidos. Foi lá que ela teve o primeiro contato e se encantou com a cozinha. Na Itália, a chef estudou gastronomia e depois estagiou em restaurantes famosos pelo mundo.

Em 2011, ela decidiu abrir a própria casa, o “Restaurante da Manu”, em Curitiba. Agora, a chef se prepara para abrir um novo restaurante chamado “Ella”, em Nova York, no mês de setembro.

Filha de agricultor, Manu diz acreditar que o contato desde pequena com os produtos da terra também a influenciaram a apostar na valorização dos produtores locais. “As pessoas devem procurar aquilo que têm na sua cidade em vez de trazer de fora. A vezes as pessoas querem trazer de São Paulo, de outros locais, sendo que tem produtor aqui e que pode produzir também”.

Para ela, apostar na gastronomia local é um passo essencial para que qualquer cidade possa se destacar no turismo. “Costumo brincar que hoje muitas pessoas viajam para comer, então esse desenvolvimento do turismo conta muito com a gastronomia. A cidade precisa ajudar a desenvolver os restaurantes, as pessoas, a comunidade e os produtores”.

Semana do Turismo destaca gastronomia local

Neste ano, a 4ª Semana do Turismo de Maringá pretende destacar a gastronomia da cidade. Para oferecer uma experiência diferente aos turistas, o foco do evento será a exposição de produtores voltada ao consumo consciente e sustentável entre restaurantes e produtores orgânicos.

Organizada pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), o evento começa na quinta-feira (25/4) e vai até domingo (28/4). A programação incluiu palestras, workshops, oficinas e exposições. Todas as atividades são gratuitas e não são necessárias inscrições. A recomendação é que as pessoas interessadas cheguem com antecedência para garantir a participação nas oficinas.

 Quinta-feira (25/4)

  • 8h – Valorização dos produtores locais: refletindo a importância das hortas comunitárias, com a presença da chef Manu Buffara. Local: Auditório Hélio Moreira
  • 9h – Encontro regional com dirigentes do turismo. Local: Sala de reuniões na Prefeitura de Maringá
  • 13h – Rodada de negócios. Mercado corporativo e associativo. Local: Nobile Suítes Hotel
  • 16h30 às 19h – Entrega do selo de qualidade às empresas da região turística e corredores das águas.
    Palestra: Destinos turísticos inteligentes, com Deise Bezerra do Paraná Turismo
    Palestra: Tendências de consumo: inovação e tecnologia, com Patrícia Albanez
    Talk show Transformação Digital, com empresários convidados.
    Local: Sebrae

Sexta-feira (26/4)

  • 8h – Palestra: turismo de experiência, conectando as pessoas às suas paixões, com Fernanda Maia Rodrigues. Local: Tulha do Museu da Unicesumar
  • 9h30 – City Tour com participantes da palestra
  • 14h – Abertura da exposição “Arte em Metal” do artista plástico Cícero Bizzuka. Local: Parque do Japão
  • 19h – Oficina de Gastronomia (Roule de Frango) com o chef André Stein. Local: Mercadão de Maringá

Sábado (27/4)

  • 8h30 – Recepção da volta motociclística (Bodis do Asfalto). Local: Praça Renato Celidônio
  • 9h – Exposição de produtos agroecológicos e produtos orgânicos. Local: Travessa Jorge Amado
  • 10h – Palestra Maringá Histórica: “A Construção do Eldorado em Maringá: Mitos e Verdades”, com Miguel Fernando. Local: Travessa Jorge Amado
  • 15h – Oficina de Harmonização: Cerveja e Comida. Local: Travessa Jorge Amado
  • 15h – City Tour na jardineira. Local: Saída em frente à Catedral, na Avenida Tiradentes
  • 19h – Oficina de Gastronomia (Hambúrguer Gourmet) com o chef André Stein. Local: Mercadão de Maringá

Domingo (28/4)

  • 10h às 11h e das 14h às 15h – Oficinas em artesanato. Local: Feira do Parque do Ingá
  • 10h – Degustação de produtos orgânicos e dicas de pratos saudáveis e práticos. Local: Feira de Orgânicos, na Travessa Nhá Chica, em frente ao Instituto de Educação
  • 11h – Roda de choro itinerante – formação. Local: Feira do Parque do Ingá
  • 15h – City Tour na Jardineira. Local: Saída em frente à Catedral, na Avenida Tiradentes.

Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas