Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado pela Agência Brasil, o mês de novembro deve trazer chuvas acima da média em grande parte da região Sudeste, Goiás, centro-leste do Mato Grosso, Acre, Roraima e partes do Amazonas. Já o Rio Grande do Sul deve registrar precipitações dentro da média, com algumas áreas acima do esperado. Em contraste, o Nordeste, além de outras regiões como o centro-norte do Pará e sudoeste do Mato Grosso do Sul, podem enfrentar chuvas próximas ou abaixo da média.
Para o setor agrícola, a previsão indica desafios no plantio de soja, principalmente na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde a falta de chuva poderá reduzir os níveis de umidade do solo. No entanto, no Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas regulares favorecerão o desenvolvimento das lavouras da primeira safra.
Além das chuvas, o Inmet destaca que as temperaturas estarão acima da média na maior parte do Brasil, com exceção de algumas localidades no Sudeste e Sul, onde as chuvas frequentes devem manter temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média.
Comentários estão fechados.