Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, integrou a comitiva brasileira na abertura da 79ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na manhã desta terça-feira (24), em Nova Iorque.
No discurso de abertura da cúpula de líderes mundiais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu mudanças no atual modelo de governança global, a reestruturação da ONU, e cobrou ações de enfrentamento da crise climática mundial.
Para Enio Verri, o presidente brasileiro fez um discurso firme e necessário, conectado com os desafios do nosso tempo. “Lula defendeu a atualização do atual modelo de governança global e da própria ONU, soluções para o aumento dos conflitos armados no mundo, defendeu de forma enfática a igualdade de gênero, e cobrou efetividade dos governos no enfrentamento da crise climática”.
Lula disse que a mitigação da mudança climática é um problema a ser tratado por todos e que o governo brasileiro, além de enfrentar o desafio da crise climática, luta contra quem lucra com a degradação ambiental. “O planeta já não espera para cobrar da próxima geração e está farto de acordos climáticos não cumpridos. Está cansado de metas de redução de emissão de carbono negligenciadas e do auxílio financeiro aos países pobres que não chega”.
O presidente ressaltou que o Brasil é hoje um dos países com a matriz energética mais limpa e desponta como celeiro de oportunidades em um mundo revolucionado pela transição energética.
O diretor-geral brasileiro da Binacional ressaltou que é um orgulho para a Itaipu debater e contribuir nas discussões sobre os desafios globais relacionados ao desenvolvimento sustentável, transição energética, mitigação das mudanças climáticas e ações socioambientais. “É hora da ação e a Itaipu, reconhecida globalmente pela sua excelência na pesquisa e implementação de ações socioambientais, energia renovável e transição energética, tem muito a contribuir.”
Comentários estão fechados.