O que é governança familiar?

Cerca de 90% das empresas no Brasil seguem o modelo familiar. Veja algumas dicas de como equilibrar os interesses da família e dos negócios.

  • De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 90% das empresas no Brasil seguem o modelo familiar. É o caso do seu negócio?

    É comum encontrarmos pequenas, médias e grandes empresas que são passadas de geração a geração, mas a questão que aflige as organizações familiares é como passar suas empresas para as gerações futuras e perpetuar as suas atividades?

    Como equilibrar os interesses familiares e dos investidores do negócio? Ou ainda como resolver os conflitos de interesses? Seja em torno de questões de financiamento, concorrência, crescimento, sucessão, entre outras.

    A governança da empresa familiar e a constituição de vários órgãos são úteis para tratar cada assunto “no nível certo” e gerir, transmitir, gerir, fazer prosperar a estrutura.

    Confira a importância da governança corporativa e do compliance para as organizações clicando aqui.

    Em organizações familiares, a governança atua de maneira diferente em comparação com empresas não familiares. Por isso, vamos entender as diferenças e quais são os benefícios de ter uma direção bem pensada e articulada, sem conflito de interesses e focando no que realmente importa: a prosperidade da organização.

    Empresa e família, duas entidades a preservar

    Governança familiar refere-se aos sistemas, estruturas e processos que são implementados para gerenciar as relações entre os membros da família que possuem interesse em uma empresa familiar.

    Ela é aplicada através de um conselho de família que atua como um fórum para discussões e tomadas de decisões familiares, estabelecendo políticas e diretrizes para a empresa e mantendo a harmonia entre os membros da família.

    Além do conselho de família, é necessário estruturar também um conselho de administração eficaz, composto por membros independentes, como investidores, bem como membros da família, e ser responsável por tomar decisões estratégicas e monitorar a gestão da empresa.

    Em empresas familiares é de extrema importância separar as funções de propriedade e gestão, mas também respeitar a hierarquia familiar sem deixar que os conflitos influenciem nos resultados do negócio.

    Você já deve ter ouvido uma história sobre um negócio de sucesso que acabou fechando por conflitos entre irmãos ou pais? Implementar a governança familiar é essencial para evitar esses resultados trágicos e preservar a família e a empresa enquanto entidades.

    Alguns problemas comuns em empresas familiares que a governança faz a diferença na resolução:

    • Benefícios visados pelos familiares;
    • Uso de bens da sociedade pela família;
    • Diferentes agendas pessoais;
    • Remuneração trabalho x propriedade;
    • Sucessão na propriedade;
    • Sucessão na gestão;
    • Aceitação de conselheiros independentes.

    A cultura das empresas familiares é fortemente marcada pela preocupação com a transmissão do patrimônio, o que influencia muito os modos de governança. Mais do que gerar capital, suas gestões têm o desejo de realizar um projeto coletivo sólido e qualitativo.

    Como configurar a governança em empresas familiares?

    São várias as linhas de reflexão que permitem vislumbrar a constituição de um sistema eficaz no seio de uma estrutura familiar, você pode contar com um conselheiro externo para lhe auxiliar nesse processo.

    Sempre destaco que em empresas familiares, o líder deve deixar de lado seus afetos e suas preferências pessoais para poder realizar uma reflexão efetiva: suas relações com membros da família não devem influenciar suas decisões.

    Deve manter-se o mais objetivo e lúcido possível, para recrutar os perfis que melhor se adequam à empresa e os mais motivados. As regras relativas à gestão do capital e à sua transmissão, contando com investidores e/ou familiares operacionais na empresa, deve ser claramente definido para que cada membro da família saiba o seu papel e as regras que deve seguir.

    Além disso, é preciso desenvolver muita comunicação, confiança e harmonia dentro da empresa e da família.

    Aumente os resultados da sua organização com a Trianon RH e Negócios

    A sua empresa familiar está enfrentando desafios? A Trianon RH e Negócios está preparada para auxiliar a superar esses desafios e encontrar as soluções que ajudará a sua empresa a ter sucesso em suas operações.

    Através da nossa ampla experiência na área de recursos humanos e negócios podemos dar sugestões assertivas e um direcionamento completo com amplo conhecimento de mercado, dinamismo e pensamento estratégico para levar novas alternativas e visões de crescimento para sua empresa familiar. Entre em contato conosco!

    Foto: Freepik

    J Rodolfo Grou

    Siga J. Rodolfo Grou no Instagram:
    @J.RodolfoGrou

    Comentários estão fechados.