Governança Corporativa e Compliance: Entenda as diferenças

A governança corporativa e o compliance são duas coisas diferentes, mas que estão ligadas e se complementam.

  • Governança e compliance integram processos e procedimentos que permitem que uma empresa alcance objetivos de forma confiável, lide com a incerteza e aja com integridade: governança, gerenciamento de riscos e conformidade (GRC).

    Empresas que desejam crescer, expandir suas atividades e que possuem visão de futuro, precisam estar atualizadas sobre a conformidade com regras e regulamentos.

    Muitas pessoas acreditam que governança corporativa é o mesmo que compliance. Você também acredita? A resposta é simples, não são a mesma coisa, mas estão ligadas e se complementam.

    Vamos entender o que é governança e o que é compliance e como esses termos são importantes para a sua empresa? Continue a leitura.

    O que é Governança Corporativa?  

    O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) explica que a governança é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

    Percebemos que o termo é utilizado, para descrever uma estrutura de procedimentos e diretrizes para orientar uma organização a atingir seus objetivos, auxiliando também na reputação da empresa não só para os clientes, mas sim para todas as partes interessadas.

    A governança garante que a estratégia corporativa seja implementada enquanto as políticas internas da empresa são efetivamente executadas. Além disso, a governança abrange a seguinte função:

    – visa aumentar a responsabilidade,

    – garante uma comunicação eficaz em cada nível,

    – estabelece controles para a implementação sistemática de diretivas.

    Contribuindo assim para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.

    O que é Compliance?

    Já o compliance, traduzido do inglês como conformidade, é o processo pelo qual as empresas demonstram que estão em conformidade com requisitos específicos de leis, regulamentos, contratos, estratégias e políticas.

    Por meio de atividades de compliance, as empresas garantem que todos os funcionários e entidades cumpram os requisitos das autoridades reguladoras externas.

    As iniciativas de compliance priorizam, financiam e implementam quaisquer ações corretivas consideradas necessárias.

    O compliance corporativo inclui:

    – identificar regulamentos aplicáveis existentes ou previstos;

    – fazer cumprir as leis e regulamentos dentro de uma organização;

    – quaisquer outras ações corretivas para garantir o cumprimento das leis e exigências governamentais.

    Quais são as diferenças?

    Os dois termos são complementares: tanto a governança quanto o compliance visam melhorar a reputação e reconhecimento da empresa, que trabalha em conformidade com as leis e com as diretrizes da mesma.

    Já na prática, os dois conceitos possuem alguns aspectos diferentes:

    1 – Interno x Externo

    Enquanto a governança corporativa abrange as políticas e regras criadas internamente para atingir os objetivos da empresa, como padrões de ética e outras regras internas, o compliance é definido externamente por autoridades governamentais e outras autoridades reguladoras.

    O compliance é independente dos objetivos da empresa individual, pois se referem a todas as organizações que se enquadram em seu escopo.

    2 – Opcional x Obrigatório

    Na governança, todas suas atividades e políticas, são definidas pela própria empresa e são opcionais porque são aplicadas apenas dentro dessa empresa em específico. Caso os padrões de governança sejam violados, as consequências são estabelecidas internamente e podem incluir desde a rescisão do contrato de trabalho até outras penalidades corporativas.

    Já o compliance é obrigatório. A empresa deve garantir a conformidade para agir de acordo com as leis e regulamentos. A não conformidade pode resultar em ações legais contra a organização, incluindo multas monetárias e até mesmo fechamento do negócio.

    3 – Estratégico x Tático

    A governança é estratégica. Ela prioriza os objetivos de uma empresa e reflete esses objetivos em suas políticas internas. Por outro lado, o compliance foca atender às exigências da lei. A conformidade concentra-se em metas limitadas, relatórios e arquivamentos para atender a esses requisitos.

    Essas atividades estão intimamente ligadas com os processos de gestão, visando permitir a conformidade e o sucesso da empresa.

    Muito além da Consultoria, conte com a Trianon RH e Negócios e agregue valor para a sua empresa

    Embora existam diferenças entre governança corporativa e conformidade, isolar esses dois esforços pode levar a ineficiências e duplicação de esforços. Se estiver interessado em saber mais sobre como a governança e compliance podem ajudar a aprimorar sua empresa, você pode contar com a Trianon.

    A Trianon RH e Negócios por meio de entregas eficientes, melhora a gestão e a realidade do seu negócio!

    Com uma equipe especializada e com vasta experiência, a facilidade de alcançar os resultados é maior, com isso garantimos qualidade e valor para a sua empresa. Quer vivenciar na prática essa entrega? Entre em contato conosco!

    Imagem: Freepik / Foto criada por @jcomp

    J Rodolfo Grou

    Siga J. Rodolfo Grou no Instagram:
    @J.RodolfoGrou

    Comentários estão fechados.