Universidades do Paraná oferecem 52 vagas para povos indígenas no vestibular; inscrições abertas

Inscrições abertas até 3 de outubro; provas serão realizadas em oito cidades.

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    Nesta segunda-feira (16), o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) anunciou que o vestibular para povos indígenas disponibilizará 52 vagas em oito instituições de ensino superior do Paraná. O processo seletivo conta com seis vagas para cada uma das sete universidades estaduais (UEL, UEM, UEPG, Unioeste, Uenp, Unicentro e Unespar) e dez vagas na UFPR. Esta é a 24ª edição do vestibular, que oferece aos candidatos a possibilidade de escolher entre 523 cursos de graduação em 34 cidades do estado.

    As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 3 de outubro. As provas serão aplicadas em duas etapas, nos dias 24 e 25 de novembro, em Curitiba e em outras sete cidades: Cornélio Procópio, Tamarana, Mangueirinha, Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Ortigueira e Santa Helena. O ensalamento será divulgado no dia 1º de novembro.

    Romanelli, que tem um histórico de apoio aos povos indígenas, mencionou a criação do Programa da Casa Indígena e da bolsa auxílio para estudantes indígenas. Ele destacou que o vestibular é regulamentado pela Lei nº 13.134/2001 e é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em parceria com as universidades estaduais e a UFPR, com a Unioeste responsável pela organização deste ano.

    No ano passado, 291 estudantes indígenas foram matriculados nas universidades estaduais e na UFPR através deste vestibular, e 195 já completaram seus cursos, com 92 formando-se nos últimos quatro anos. O deputado também ressaltou o aumento significativo na população indígena no Brasil, conforme o censo do IBGE, que mostrou um crescimento de 374% no número de indígenas matriculados no ensino superior entre 2010 e 2021.

    O Paraná, com a 14ª maior população indígena do Brasil e a segunda maior do Sul, experimentou um aumento de 14% na população indígena desde 2010, refletindo a expansão das oportunidades educacionais para estas comunidades.

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