Inscrições do novo vestibular da UEM abrem nesta segunda. É o primeiro concurso em dois dias

Compartilhar

Vão ser abertas nesta segunda-feira (8/4) as inscrições do novo vestibular da UEM. O Vestibular de Inverno de 2019 da Universidade Estadual de Maringá vai ser o primeiro a ser realizado com apenas dois dias de prova.

A primeira edição do novo vestibular da UEM vai ser realizada nos dias 14 e 15 de julho. Além de reduzir um dia de provas, a universidade também passa a realizar o concurso no período da tarde, entre 13h50 e 19 horas. O tempo passou para cinco horas. Até o ano passado, eram quatro horas de provas em cada um dos três dias do concurso.

No primeiro dia do vestibular da UEM, os candidatos vão responder a 40 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e vão fazer a Redação.

No segundo dia, a prova vai contar com dez questões de Língua Portuguesa, cinco de Literaturas em Língua Portuguesa, cinco de Língua Estrangeira, além de 30 perguntas de Conhecimentos Específicos, de disciplinas que vão ser definidas pelo Conselho Acadêmico de cada curso da instituição.

Na prova de redação, explica a presidente da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), Maria Raquel Natali, a UEM passa a exigir apenas um gênero textual. Em anos anteriores, eram exigidos dois textos.

Outra novidade é que as provas vão ser aplicadas em mais cidades. “Além das cidades que a UEM já realiza o vestibular, estaremos presentes em Cascavel e Curitiba. No total, vão ser dez municípios, além de Maringá”, anuncia Maria Raquel.

Os candidatos também vão poder optar por fazer as provas em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.

As inscrições precisam ser feitas pela internet e o prazo vai até 8 de maio. A UEM vai oferecer no Vestibular de Inverno de 2019 um total de 1.494 vagas, em cerca de 70 cursos de graduação.

Do total de vagas, 20% são reservadas para o sistema de cotas sociais, para estudantes de baixa renda.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 156,00, tem que ser paga até o dia 10 de maio. Os pedidos de isenção da taxa vão ser aceitos de 8 a 16 de abril.

Para solicitar o beneficio é preciso estar regularmente cadastrado no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal. Os pedidos são feitos pela internet.

O resultado do Vestibular de Inverno 2019 será publicado no dia 16 de agosto. Para mais informações consulte o Manual do Candidato.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas