Tampinha Legal começa a operar no Paraná

Com esta expansão, o programa agora atua em 10 estados brasileiros, reforçando seu compromisso com a economia circular na prática.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    O Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico das Américas, começou a atuar no estado do Paraná, já com um posto de entrega localizado no município de São José dos Pinhais.

    O início da operação no estado paranaense foi viabilizada através de uma parceria estratégica com a Ambipar Group, uma empresa global que oferece soluções ambientais integradas.

    A parceria visa potencializar os impactos positivos do programa, aumentando o alcance e a eficiência das ações que promovem a sustentabilidade econômica, social e ambiental. 

    De acordo com a gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza, a demanda pela implantação do Tampinha Legal acontece em vários estados do país e no Paraná não foi diferente. 

    “Estamos muito animados e felizes com o início das operações no estado, pois este é um dos sinais de que estamos conseguindo expandir o propósito do programa aos quatro cantos do Brasil. Temos certeza de que o trabalho que será desenvolvido no Paraná vai superar as expectativas e logo teremos mais postos de entrega e entidades assistenciais participantes”, destacou Simara. 

    O Tampinha Legal se destaca por seu modelo de operação colaborativa, envolvendo a sociedade, empresas, escolas e instituições em um grande esforço coletivo para recolher e destinar da forma correta as tampas plásticas.

    Todo o material arrecadado é encaminhado para reciclagem, e os recursos gerados com a venda são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes do programa, sendo essencial para o mantenimento destas instituições. Simara salienta que as entidades assistenciais do terceiro setor do Paraná, também podem se cadastrar diretamente no site do Tampinha Legal. 

    “Acreditamos que o engajamento orgânico de voluntários para o Tampinha Legal será como já vimos nos demais estados em que o programa atua. É gratificante observar o comprometimento de todas as faixas etárias, graus de instrução e classes sociais em prol de promover mais qualidade de vida para as famílias das entidades assistenciais do terceiro setor”, finalizou. 

    O Tampinha Legal atende aos quesitos de ESG, Logística Reversa e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Com os recursos obtidos através do programa, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações.

    Atualmente possui 339 entidades assistenciais participantes e 2.833 pontos de coleta distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Bahia e, a partir de agora, Paraná.

    Atuando desde 2016, o programa já recolheu mais de 1.400 toneladas de tampas plásticas que foram revertidas em mais de R$300 milhões de reais para as entidades assistenciais. 

    O Tampinha Legal é uma realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, proporcionando que a economia circular ocorra na prática.

    Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores.

    O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. No primeiro semestre de 2023 ultrapassou R$3 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes. Recentemente, lançou no Núcleo Porto Alegre/RS, o Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes.

    O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Paraná. Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS.

    Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.

    Comentários estão fechados.