Pet para Pet: crianças criam campanha para reduzir lixo plástico

Para participar da campanha Pet para Pet, basta levar tampinhas plásticas até o Colégio Marista, entre os meses de junho a outubro. 

  • A Semana Mundial do Meio Ambiente acontece de 5 a 9 de junho para chamar a atenção de toda a população sobre os problemas ambientais e para a necessidade da preservação dos recursos naturais.

    Neste ano o tema é “Combate à poluição plástica”, já que apenas uma pequena parte das mais de 200 mil toneladas de plásticos a base de fósseis produzidos a cada ano são recicladas, de acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, (PNUMA).

    O PNUMA recomenda quatro principais ações para lidar com a poluição plástica até 2040: reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação. Nesse sentido, há muito o que se possa fazer e os estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista de Maringá criaram a campanha: Pet para Pet.

    De acordo com a professora responsável pela turma, Susy Meire de Osti, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de mobilizar e agir diante dos problemas ambientais apresentados no mundo. “As crianças estavam preocupadas principalmente com a grande quantidade de lixo produzida. Diante de alguns questionamentos, os alunos trouxeram a ideia de arrecadar tampas plásticas que descartamos diariamente em nosso dia a dia”, explica.

    Em uma roda de conversa, surgiu a ideia de ajudar animais de rua e ao mesmo tempo colaborar com o processo de reciclagem e arrecadação de tampinhas plásticas. Para juntar as duas ações, as crianças vão doar as tampinhas arrecadadas para uma ONG que atende animais de rua.

    A ação é resultado do Projeto de Intervenção Social (PIS), realizado por turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, todos os anos. O objetivo é escolher um tema de interesse dos estudantes, estudá-lo de forma transversal em todas as disciplinas e também realizar uma ação concreta para a comunidade.

    Para participar da campanha Pet para Pet, basta levar suas tampinhas até o Colégio Marista, entre os meses de junho a outubro.

    Comentários estão fechados.