Nova fase do InovAmusep vai projetar futuro da associação de municípios

Descubra como o projeto InovAmusep utilizará a experiência dos prefeitos para definir estratégias de atuação da Amusep nos próximos anos.

  • Tempo estimado de leitura: 6 minutos

    Aproveitar as experiências dos atuais prefeitos para estabelecer as linhas estratégias de atuação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) para os próximos anos. É a proposta da nova fase do Projeto InovAmusep, realizado em parceria com o Sebrae.

    Em 2024, a Amusep completou 52 anos de atividade. Ao longo das mais de cinco décadas de existência, a Associação se consolidou como referência do Movimento Municipalista Nacional.

    Agora, chegou a hora de definir parâmetros para a entidade manter a credibilidade na defesa dos interesses dos municípios e o apoio aos prefeitos para que eles possam cumprir os mandatos de forma eficiente.

    Paulo Vieira

    A nova fase do InovAmusep será realizada em duas etapas. A primeira, em junho, com os prefeitos e vices atuais. A segunda, após outubro, com a presença dos eleitos. As atividades serão coordenadas pelo especialista em cultura organizacional e em gestão de mudança, Paulo Vieira.

    Missão

    Está prevista, ainda, uma missão técnica para conhecer a experiência do Centro de Inovação do Vale do Rio do Peixe (Inovale), na região de Joaçaba, Santa Catarina. “A Amusep tem que acompanhar a evolução para continuar a prestar serviços de qualidade para os gestores públicos”, destaca o presidente da Associação, prefeito de Itaguajé, Crisógono Noleto e Silva Júnior, o Juninho.

    Projetos

    Aprimorar os protocolos de gerenciamento de projetos, também, integra o projeto. O foco é preparar os profissionais do Departamento de Arquitetura e Engenharia da Amusep para a implantação do conceito BIM (Building Information Model, na sigla em inglês) ou Modelo de Informação da Construção, em livre tradução.

    O BIM tem sido adotado por empresas públicas e privadas para reduzir o retrabalho na elaboração dos projetos, proporcionar mais agilidade na execução das obras e combater o desperdício na construção civil. É um conjunto de sistemas da Tecnologia da Informação, com auxílio da Inteligência Artificial, que cruza dados, avalia os cálculos e aponta análises nos processos de gerenciamento das obras de engenharia.

    Astorga

    Os detalhes da nova fase do InovAmusep foram apresentados aos prefeitos durante a reunião mensal da Associação, realizada no dia 29 de maio, uma quarta-feira, em Astorga. O encontro encerrou a série de encontros itinerantes, iniciada em fevereiro, em Itaguajé, com passagens por Munhoz de Mello, em março; e Presidente Castelo Branco, em abril.

    Jogos

    Outro item da pauta foi a apresentação dos IV Jogos da Amusep, que serão realizados no dia 29 de junho, um sábado, também, em Astorga. Haverá disputas de futebol suíço, beach tennis, vôlei de praia e truco. Retomada no ano passado, a competição teve como sede Munhoz de Mello, São Jorge do Ivaí e Doutor Camargo.

    Secretária

    Presente na abertura da reunião itinerante da Amusep, a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, deputada federal licenciada, Leandre Dal Ponte, elogiou o trabalho realizado pela prefeita de Astorga, Suzie Aparecida Pucillo Zanatta, e enalteceu o papel da Associação no cenário municipalista.

    Repercussão

    O deputado estadual Adriano José da Silva, o Soldado Adriano, também, prestigiou o encontro. Ele voltou a destacar que o Gabinete dele na Assembleia Legislativa está de portas abertas para os prefeitos da região e ratificou o apoio às iniciativas da Amusep.

    Prefeito de Munhoz de Mello e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Gestão da Amusep (Pró-Amusep), Marcondes Araújo da Costa, o Doutor Marcondes, ressaltou os investimentos feitos nas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – Regional Norte Novo e o papel do aeromédico, com o uso do helicóptero, para salvar vidas.

    Fortalecimento

    O presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep), prefeito de Floresta, Ademir Luiz Maciel, o Dê, comentou sobre as consultas, exames laboratoriais, de imagens e cirurgias realizadas sob a coordenação da instituição.

    A prefeita Suzie agradeceu ao presidente da Amusep por ter realizado a reunião em Astorga. “É uma honra receber os prefeitos na nossa cidade. Os encontros itinerantes fortalecem os vínculos entre os gestores públicos e servem para mostrarmos o trabalho que realizamos nos municípios”, afirmou.

    O presidente da Amusep avaliou que a reunião foi produtiva, com a deliberação de assuntos importantes. “Principalmente, a aprovação da nova fase do InovAmusep que será um marco. Os prefeitos vão deixar um legado para determinar o horizonte de futuro da nossa Associação”, frisou.

    Primeiras-Damas

    Em Astorga, na Reunião da Amusep, as primeiras-damas, também, tiveram um local para se encontrarem. Elas acompanharam uma palestra com a advogada e neurocientista comportamental, Jeanine Cristiane Benkenstein.

    Eleições

    A próxima reunião da Amusep ocorrerá no dia 25 de junho, uma terça-feira, pela manhã, na sede da entidade, em Maringá. O tema central serão as eleições de outubro e terá como convidado especial o advogado Anderson de Oliveira Alarcon. Presente no encontro de Astorga, o especialista em direito eleitoral e político foi “convocado” a conversar com os prefeitos e vices sobre a legislação e as restrições impostas em ano de eleição.

    Comentários estão fechados.