Uma nova Gestão com Responsabilidade Individual

Veja algumas dicas de como criar uma gestão que não apenas valoriza os números, mas também coloca as pessoas no centro da equação.

  • Nos bastidores das empresas e nos espaços de networking entre empresários, líderes e gerentes, uma pergunta sempre está presente: como fazer com que os colaboradores da empresa ajam e vivam conforme a nossa cultura?

    Além disso, como fazer com que esses profissionais entendam que precisam entregar os resultados combinados em nosso contrato de trabalho? Motivação, engajamento, gestão…

    Em minha carreira de Recursos Humanos e como empresário na área, sempre me interessei por cultura organizacional e como essa cultura pode estar relacionada com a gestão de pessoas e, consequentemente, com os resultados da organização e seu impacto na sociedade.

    É possível criar uma gestão assim? Uma gestão que não apenas valoriza os números, mas também coloca as pessoas no centro da equação? Essa é a minha proposta: uma Gestão com Responsabilidade Individual!

    Essa é uma revolução na forma como as organizações abordam o sucesso, onde resultados sólidos são o resultado de um contrato mútuo de respeito e compromisso entre líderes e profissionais. Hoje, quero apresentar essa gestão e seus benefícios. Continue a leitura.

    O que é uma gestão COM responsabilidade individual?

    Vamos ser sinceros? Estamos cansados de falar sobre a competição feroz e as expectativas dos consumidores, colaboradores e da própria sociedade estão em constante mudança e nós, empresários, precisamos entender todos esses movimentos e cuidar dos resultados dos nossos negócios.

    A Gestão com Responsabilidade Individual é uma filosofia que reconhece que os colaboradores são uma chave importante em empresas bem-sucedidas. Para além disso, é reconhecer o tipo de colaborador que faz parte da sua equipe e que está comprometido a trazer resultados.

    Uma gestão com responsabilidade individual é baseada na responsabilidade pessoal, comunicação transparente e confiança. É um contrato de respeito mútuo: a organização valoriza o profissional e o profissional, por sua vez, compromete-se a entregar resultados que impulsionam o sucesso do negócio. Caso esse contrato ou a confiança seja quebrada, agimos rapidamente para não afetar toda a equipe e ruir aos poucos a cultura da organização.

    Profissionais responsáveis não apenas se sentem parte integrante da missão da empresa, mas também têm a motivação intrínseca para alcançar resultados excepcionais.

    O que a Gestão com Responsabilidade Individual pode realmente trazer para as organizações?

    A resposta está em uma série de resultados sólidos que transformam empresas em verdadeiras líderes de mercado:

    – Cultura duradoura: Ao cultivar uma cultura de valorização, respeito e confiança, as organizações criam um ambiente onde o profissional prospera em conjunto com a empresa. Isso leva a uma cultura duradoura que atrai e retém os melhores talentos;

    – Produtividade elevada: Colaboradores que se sentem valorizados e reconhecidos são mais produtivos. A Gestão com Responsabilidade Individual nutre esse ambiente, resultando em equipes altamente eficazes;

    – Inovação e criatividade: A colaboração e o compartilhamento de ideias florescem em um ambiente de confiança e respeito. Isso leva a uma inovação constante e criatividade que impulsiona a organização para a frente.

    Como as organizações podem começar a abraçar a Gestão com Responsabilidade Individual e colher os resultados que ela oferece?

    É uma jornada que começa com uma liderança comprometida em construir uma cultura de valorização. Valorizar as pessoas não é apenas um slogan; é um compromisso genuíno com o desenvolvimento humano, para entregar pessoas melhores para a sociedade, e fazer com que o próprio profissional se comprometa com seu desenvolvimento.

    Para incentivar uma gestão COM responsabilidade individual, a empresa pode começar pelos seguintes pontos:

    1. Liderança exemplar: A mudança começa com a alta liderança da empresa. Os líderes devem incorporar os valores de responsabilidade, empatia e engajamento que desejam ver em toda a organização;
    2. Comunicação transparente: A abertura e a transparência na comunicação criam um ambiente de confiança e responsabilidade mútua, a sua equipe deve saber o que a empresa precisa dela para alcançar os resultados desejados e entender a sua importância no sistema geral da organização;
    3. Desenvolvimento pessoal: Investir no desenvolvimento pessoal dos colaboradores que desejam ser parte da empresa e são comprometidos com os resultados, assim é possível criar um ambiente de aprendizagem em que todos possam aprender algo diariamente.

    Outro ponto importante a ser considerado no desenvolvimento pessoal é que você, enquanto empresário, líder ou gerente, precisa averiguar se os colaboradores estão dispostos a aprender, a se desenvolver e se eles estão realmente comprometidos com o trabalho e com os resultados que entregam. Invista em pessoas que são autoresponsáveis e buscam performance e desenvolvimento;

    1. Não mantenha pessoas defratoras da sua cultura: Pode parecer difícil dispensar um ótimo profissional, mas imagine que esse profissional não respeita os valores da empresa, não se conecta com as crenças, cultura e missão. Apesar de ser produtivo, a longo prazo esse profissional pode causar danos sérios à cultura da empresa. Por isso, não hesite em dispensar os detratores da cultura organizacional.

    Para iniciar uma verdadeira mudança, é preciso estruturar toda a organização a agir conforme a sua cultura, a colocar sua missão, visão e valores em prática todos os dias e não só pintar frases bonitas na parede.

    O futuro começa agora…

    E é moldado por indivíduos que ousam abraçar uma abordagem de gestão que coloca a responsabilidade individual no centro. Junte-se a Trianon RH e Negócios nessa jornada transformadora, onde a valorização das pessoas é o alicerce de resultados sólidos e duradouros.

    Na Trianon, entendemos que o sucesso não é apenas uma série de números, mas sim uma transformação cultural que valoriza tanto as pessoas quanto os resultados. Com soluções personalizadas e tecnológicas, estamos conduzindo empresas em direção a uma nova era de gestão.

    O sucesso não é mais uma escolha; é uma realidade alcançada através da Gestão com Responsabilidade Individual focada em resultados. Acompanhe as nossas redes sociais e conheça nossos projetos.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @pch.vector

    J Rodolfo Grou

    Siga J. Rodolfo Grou no Instagram:
    @J.RodolfoGrou

    Comentários estão fechados.