Agenda cultural de 04 a 10/08/23

Teatro, dança, exposições e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 04 e 10 de agosto.

  • Teatro

    Foto: Renato Domingos

    Entre hoje (sexta-feira 4) e segunda-feira, dia 7, a atriz Kênia Bergo faz as últimas apresentações da primeira temporada do espetáculo “Vicência Vermelha Viva”. Desta vez será às 20h no Arena das Artes, com entrada gratuita. A peça terá interpretação em Libras por Francielle Lopes (exceto dia 5).

    Com direção de Daniele Santana, do grupo Contadores de Mentira (Suzano / SP), o solo é viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti. A inspiração para o projeto foi a história de vida de Vicência Moreira de Brito, uma mulher nordestina que se negou a ser “viúva da seca” e, em vez de ficar esperando o marido que foi pro Sul em busca de uma vida melhor, resolveu acompanhá-lo.

    Convite ao Teatro

    O Convite ao Teatro desta sexta-feira traz o espetáculo “Na gaveta de baixo”, um solo de dança-teatro da atriz Ana Karina Barbieri, com direção de Aguinaldo de Souza. A apresentação será no Teatro Barracão, às 20h, com entrada gratuita e classificação 14 anos.

    O solo é um espetáculo de delicadezas e estranhezas. Um desnudamento sutil, revelado pela atriz que tece sua dramaturgia de ações e falas a partir de suas memórias pessoais; de “Água Viva”, poema em prosa de Clarice Lispector; além de fazer referência ao pensamento da dançarina e coreógrafa Martha Graham, uma revolucionária da dança moderna.

    A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados até 30 minutos antes na bilheteria do teatro.

    Dança

    Foto: Daniel Lupo

    O espetáculo de dança “Amana” também cumpre sua segunda temporada nos dias 4, 5 e 6 de agosto, mas desta vez de forma independente e com cobrança de ingresso. As apresentações serão sempre às 20h no Teatro Reviver Magó.

    AMANA em tupi significa água que cai do céu. A água, este elemento feminino, conduz o caminho deste rito para evocar a história de duas irmãs separadas por uma tragédia. Uma cena onde momento presente e memória se misturam pra contar as lembranças amorosas, a luta e o luto. Relembra a história de Magó, a bailarina vítima de feminicídio, que tocou o coração do mundo com sua história.

    A narrativa é construída com movimento, palavra e depoimento, e é corpo pulsante e memorioso. De forma poética e sensível, as criadoras Ana Clara Poltronieri e Tânia Farias fazem do espetáculo um gesto de basta ao feminicídio e à violência que todas as mulheres vivem cotidianamente.

    Ingressos aqui: https://www.sympla.com.br/produtor/ciaduodue

    Festa

    Nesta sexta, dia 4, a partir das 22h, acontece a segunda edição da festa “Pule ou Empurre”, realizada pela Ruero Crew em parceria com o bar Groove Brew House. Essa edição contará com DJ ARF (hip hop e rap nacional), DJ Kabessa (rap nacional) e DJ O ARK (hip hop, r&b e outros ritmos). O rolê ainda conta com apresentação do MC Doido, o maior campeão de batalhas de MCs da cidade.

    A Ruero Crew surgiu em 2014, no Rio de Janeiro, com o objetivo de somar, fomentar e movimentar a cena artística e cultural. O movimento já produziu festas nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

    Para participar do baile basta adquirir seu ingresso pela plataforma Sympla no link: https://www.sympla.com.br/evento/pule-ou-empurre/2073871

    Festival

    A 32ª edição do Festival Nipo Brasileiro começa dia 5 e segue até dia 13 na Acema – Associação Cultural e Esportiva de Maringá, localizada na Av. Kakogawa, 50, Parque das Grevíleas.

    O evento oferece vasta programação artística e gastronômica em homenagem à cultura nipônica, com ingressos a R$ 10 (inteira). As atividades acontecem em quatro pavilhões distintos: comercial, artístico, cultural e gastronômico, reunindo diversos expositores de produtos e serviços, atrações artísticas e culturais tradicionais do Japão e, claro, opções gastronômicas. Confira a programação completa:

    Sábado (05/08)

    20h – Cerimônia de abertura;

    21h – Show musical: Saikyou Yosakoi Soran e Wakadaiko;

    22h30 – Matsuri dance.

    Domingo (06/08)

    18h – Bon Odori: Grupo Hikari;

    20h – Grupo Folclórico Alemão: Grune Stadt;

    20h30 – Show musical: Márcio Tomita, Aline Kiminami, Jane Ashihara

    21h30 – Wakadaiko

    Segunda-feira (07/08) – Entrada gratuita

    20h – Desfile e concurso de cosplay;

    21h30 – Show musical “Anime songs”: Aline Kiminami, Alexandre Ito, Larissa Hiratomi, Giovana Iriguti e Milene Morimoto.

    Terça-feira (08/08)

    19h30 – Bon Odori;

    20h – Grupo folclórico da ACEMA;

    20h30 – Show musical: Departamento de canto da ACEMA e Abaredaiko;

    21h30 – Bon Odori Kotobuki.

    Quarta-feira (09/08)

    19h30 – Bon Odori;

    20h – Grupo folclórico da ACEMA;

    20h30 – Show musical: Mariko Nagao e Andressa Matsuda;

    21h30 – Wakadaiko.

    Quinta-feira (10/08)

    19h30 – Bon Odori;

    20h – Grupo Folclórico da ACEMA;

    20h30 – Ballet Regina Mundi de Dança Flamenca;

    21h – Shamisen com Grupo MIN e Gakuto;

    22h – Saikyou Yosakoi Soran.

    Sexta-feira (11/08)

    19h30 – Bon Odori;

    20h – Escola de Língua Japonesa da ACEMA;

    20h30 – Grupo Folclórico Os Lusíadas;

    21h – Show musical: Suzana Sano e Convidados;

    21h45 – Wakadaiko e Saikyou Yosakoi Soran;

    22h15 – Matsuri Dance.

    Sábado (12/08)

    19h30 – Grupo Folclórico da ACEMA;

    20h – Show musical: Cintia Nishimura e Beto Sasazaki;

    21h – Show musical: Saikyou Yosakoi Soran e Wakadaiko;

    22h – Matsuri Dance.

    Mais informações no site: https://www.festivalnipobrasileiro.com.br

     

    Abertura

    No domingo, 06/08, às 16h, acontece a abertura da exposição “Desenheiras – Um panorama da ilustração feita por mulheres de Maringá e região” na sala de exposição do Teatro Callil Haddad. Haverá vernissage.

    A exposição fica em cartaz até o dia 29 deste mês e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta das 8h às 21h e aos sábados e domingos das 8h às 20h.

    A ação faz parte do Convite às Artes e visa expor o trabalho de cinco ilustradoras locais que trabalham com a linguagem da arte digital, principalmente com a produção de ilustrações digitais e que mantém ativo o compartilhamento de seus trabalhos com o público por meio das redes sociais.

    Integram o projeto as artistas Adrieli Storini, Hellen Vieira, Naomy Dolci, Primavera e Soraya Tory. Ao todo serão expostas 25 obras. A classificação é livre.

    Exposição

    Além do espetáculo “Juventude”, o projeto produzido via Prêmio Aniceto Matti também contempla a exposição “AÇÃO! arte manifesta”, uma mostra de artes visuais que conta com a participação de 15 jovens artistas de Maringá e de outras cidades do Brasil.

    A visitação é gratuita e ocorre todos os dias, até 14/08, das 8h às 23h, no Mercadão de Maringá, que fica na Av. Prudente de Morais, 601, Zona 07. A classificação é livre.

    Essa ação surgiu do desejo dasol-te companhia de ampliar as possíveis relações entre a arte teatral e as artes visuais, por meio da criação de um espaço expositivo polifônico que, mais do que apenas abordar a juventude como temática, permita que o próprio jovem se manifeste criativamente, expondo seu olhar sobre o mundo através da imagem.

    Exposição II

    Está em cartaz a exposição “A/cor/do que brilha”, com obras do maringaense João Paulo Baliscei, que além de artista também é professor e pesquisador na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atualmente coordena o curso de Artes Visuais. A exposição, produzida via Prêmio Aniceto Matti, reúne mais de 40 obras em diferentes técnicas das Artes Visuais.

    A visitação pode ocorrer gratuitamente até 18 de agosto, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala Lukas do CAC – Centro de Ação Cultural Márcia Costa, na Av. XV de novembro, 514, centro.

    Slam

    Domingo, dia 6/8, tem a grande final do Slam Pé Vermelho. Desta vez o encontro é a partir das 16h na Coletiva MM, localizada à Rua Padre Viêira, 443, zona 7. Sete poetas foram classificades pelo projeto Batalha de Poesia e pelas edições deste ano do Slam para disputar o título de Poeta Pé Vermelho 2023.

    São eles: Alê Xandra (@alechaepoesia), Valter Mateus Vidigal (@digalvi), Giovanna Gasino (@gigasino), Guilherme Fioratti (@guifioratti), Madu Costa (@wmxdu), Natália Vieira (@vieiranati) e Evillin Andressa (@whattheevi). Pra quem vai a sua torcida?

    Ciclo

    O Núcleo de Estudos e Criação Cênico-Visual (NEC), projeto de pesquisa ligado ao curso de Artes Cênicas – Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está com as inscrições abertas para o curso de extensão online Ciclo de Debates: Artes Cênicas e Produção Cultural.

    O Ciclo de Debates tem como objetivo apresentar princípios básicos da produção cultural, sobretudo no que diz respeito às artes cênicas, por meio de debates com pessoas experientes na área.

    Assim, o curso visa instaurar um espaço propício para trocas de experiência e suporte para as pessoas iniciantes no campo da produção cultural, contribuindo para a expansão e aprimoramento das ações culturais desenvolvidas por elas.

    Os encontros acontecem entre os dias 23/08 e 27/09, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h, via Google Meet. Cada encontro terá pessoas convidadas para debater sobre um tema previamente definido.

    Esta que vos fala estará presente participando da mesa “Produção Cultural em Maringá”, juntamente com Alan Gaitarosso, do Arena das Artes. Será a última, no dia 27/09. Inscrições aqui.

    Workshops

    A terceira edição do Agô Afro Festival acontece nos dias 12, 15, 16 e 17 de agosto, oferecendo gratuitamente atrações musicais, workshop on-line e mostra de curtas-metragens.

    O projeto é viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, foi idealizado e é coordenado pelos artistas Felipe de Moraes (o Momô) e Rubia Divino.

    As inscrições para os workshops online estão abrindo hoje. Quem ministra é a Tainá Ramos e Ciça Pereira (da Zeferina Produções, de São Paulo). No dia 15 o tema é “Raio X do artista” e no dia 16 o tema é “Como achar seu nicho”.

    As inscrições serão via formulário e as ações acontecem na plataforma Zoom das 19h30 às 21h30 (somente os inscritos receberão os links).

    Dia 15 de agosto: tema “Raio X do artista”

    Clique aqui para se inscrever.

    Dia 16 de agosto: tema “Como achar seu nicho”

    Clique aqui para se inscrever.

    Foto Rachel CoelhoSiga @2coelhoscomunicacaoecultura no instagram

    Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para e-mail: [email protected].

    Comentários estão fechados.