UBS Zona 7 deixa de atender exclusivamente pacientes com dengue e retoma atendimento de rotina na segunda (6)

A avaliação técnica da Secretaria de Saúde apontou queda de 50% na procura por atendimento na UBS nas últimas semanas.

  • Tempo estimado de leitura: 3 minutos

    Por Murillo Saldanha / PMM

    A Unidade Básica de Saúde (UBS) Zona 7 retomará os atendimentos de rotina na próxima segunda-feira, 6, para os pacientes da área de abrangência. Com isso, a unidade deixará de atender exclusivamente pacientes com sintomas de dengue.

    A UBS havia sido transformada em unidade exclusiva para casos de dengue em 1º de abril, quando houve alta procura por atendimento. No entanto, a avaliação técnica da Secretaria de Saúde apontou queda de 50% na procura por atendimento na UBS nas últimas semanas em relação ao início dos atendimentos. 

    Para a retomada dos atendimentos de rotina, a UBS Zona 7 ficará fechada nesta quinta-feira, 2, e sexta-feira, 3, para organização e mudança das salas e transporte de insumos. Também não haverá atendimento nesta quarta-feira, 1º, feriado do Dia do Trabalhador.

    Os pacientes com sintomas leves de dengue e que não pertencem a área de abrangência da UBS Zona 7 devem procurar a UBS de referência. No caso de sintomas graves, a orientação é procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) (veja mais sobre os sintomas abaixo). O município reforça que as UBSs contam com médicos e equipe de enfermagem.

    A secretária de Saúde, Karina Rissardo, destaca que a mudança no início de abril garantiu melhora no fluxo de atendimento.

    “Nas últimas semanas foi constatada a redução na procura por atendimento na UBS Zona 7 e, a partir dessa avaliação técnica, vamos retomar as consultas e serviços de rotina na UBS Zona 7 para a comunidade da área da abrangência. No entanto, a dengue é dinâmica e, caso ocorra novo aumento, não estão descartadas mudanças no fluxo de atendimento, caso sejam necessárias”, afirma. 

    Ela reforça a importância da manutenção das medidas de prevenção contra a dengue pela comunidade, incluindo a limpeza constante dos quintais. Em maio, a Secretaria de Saúde realizará mutirões extras de combate à dengue em todos os sábados para intensificar vistorias nas residências, com foco na eliminação de focos do mosquito. 

    Fique atento aos sintomas da dengue e saiba quando buscar atendimento:

    Quais são os sintomas da dengue?

    • Febre;
    • Dor muscular e/ou nas articulações;
    • Dor atrás dos olhos;
    • Dor de cabeça; 
    • Náusea e vômito ;
    • Manchas avermelhadas pelo corpo.

    Quais são os sinais de que a dengue pode ser grave?

    • Dor intensa na barriga;
    • Tontura, sonolência, pressão baixa;
    • Moleza ou irritabilidade; 
    • Vômitos frequentes ou com sangue; 
    • Sangramento de boca, nariz e outros; 
    • Mais de quatro horas sem fazer xixi. 

    Quando procurar atendimento?

    Caso tenha febre e mais dois dos sintomas, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima imediatamente. Se tiver qualquer um dos sinais de alarme, ou seja, aqueles sinais de que a dengue pode ser grave, deve procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Agir com rapidez é muito importante e aumenta as chances de cura.

    Comentários estão fechados.