História política local
Já está disponível no YouTube o documentário de média metragem “A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)”. O filme tem pesquisa e direção geral de Miguel Fernando e produção do Maringá Histórica e da Cosmos Filmes e traz muitas imagens inéditas do período, além de mais de 20 depoimentos que abordam a história política local nos primeiros anos da cidade. Assistimos ao pré-lançamento e recomendamos a obra. Há versão com audiodescrição e intérprete de libras.
Onde assistir: www.youtube.com/maringahistorica
Síndrome de Tourette
O documentário “O Tourette de todos os dias” estreou na última terça-feira (14) e também segue disponível no YouTube. A produção mostra os bastidores e atividades de pré-produção do álbum e curta-metragem “Voz à Malta”, idealizado pelo multi-instrumentista e produtor musical Nicholas Emmanuel.
A diretora e roteirista Gabi Soares documentou todo o processo de gravação do álbum, acompanhando reuniões com artistas e equipe técnica para apresentação do conceito e de características da Síndrome de Tourette — distúrbio do sistema nervoso relacionado à disfunções neurológicas que se manifestam, na maioria das vezes, na forma de tiques — que é a temática norteadora do projeto.
O público interessado pode assistir acessando o canal de Nicholas Emmanuel no YouTube. O documentário tem 53 minutos e é recomendado para maiores de 18 anos.
Link para assistir:
https://www.youtube.com/channel/UC2elE1aZZ_Jzt03ncdzcA2A
Marighela
O PCB Maringá está organizando mais uma exibição pública e gratuita do filme Marighella, dirigido por Wagner Moura. Esta será a segunda exibição aberta (a primeira aconteceu na Escola Milton Santos de Agroecologia, do MST). Desta vez a exibição, nesta sexta, conta com o apoio do Centro Cultural Jhamayka e acontece na Praça Zumbi dos Palmares.
Data: 17/12/2021 – sexta-feira
Às 19h na Praça Zumbi dos Palmares – conjuntos João de Barro e Santa Felicidade.
Classificação: 16 anos.
Convite ao Cinema
O Convite ao Cinema apresenta o filme “About Endlessness”. Nas palavras do coordenador do projeto, Paulo Campagnolo: “Segundo o site oficial do filme: com ABOUT ENDLESSNESS, Roy Andersson acrescenta à sua obra cinematográfica uma reflexão sobre a vida humana em toda sua beleza e crueldade, seu esplendor e banalidade.
Nós vagamos, como um sonho, gentilmente guiados por nossa narradora/Scheherezade. Momentos inconsequentes assumem o mesmo significado que eventos históricos: um casal flutua sobre uma cidade devastada pela guerra; a caminho de uma festa de aniversário, um pai para para amarrar os cadarços da filha na chuva; adolescentes dançam fora de um café; um exército derrotado marcha para um campo de prisioneiros de guerra.
Simultaneamente uma ode e um lamento, ABOUT ENDLESSNESS apresenta um caleidoscópio de tudo o que é eternamente humano, uma história infinita da vulnerabilidade da existência.
Andersson, esse irreverente sueco que é o oposto esteticamente a Bergman, mas um incansável perscrutador da condição humana, entrega-nos mais uma obra de impressionante apuro formal e, assim como em “Canções do segundo andar” (2000), “Vocês, os vivos” (2007) e “Um pombo pousou num galho refletindo sobre a existência” (2014), um trabalho de deliciosas considerações sobre o demasiado e fragilíssimo humano. Se em 2014 ele venceu o Festival de Veneza com UM POMBO…, com About Endlessness ele levou o prêmio de Melhor Diretor. Com apenas meia dúzia de longas no currículo, Andersson é verdadeiramente um gigante do cinema contemporâneo.
Filme: About Endlessness
Suécia/Alemanha/Noruega/2019 – 78min.
Direção: Roy Andersson
Elenco: Lesley Leichtweis Bernardi, Ania Nova, Tatiana Delaunay, Jan-Eje Ferling, Thore Flygel e Karin Engman
Classificação 16 anos
Entrada Franca
Link do Formulário que dá acesso ao filme e ao link do GOOGLE MEET:
https://forms.gle/kk1eFhnaeCpRTHW6A
Sessão presencial dia 17/12 às 20h no Auditório Hélio Moreira
Debate online dia 18/12 às 20h pelo Google Meet
Lançamento de livro
No próximo dia 21 será lançada mais uma edição do projeto “Memória dos Bairros”, criado em 1995 pela Gerência de Patrimônio Histórico, setor vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. Desta vez o bairro em foco é a Zona 7, escrito e pesquisado pelo Sr. Jeremias Puliquezi, nascido e residente no bairro.
O projeto “Memória dos Bairros” tem como objetivo recuperar e difundir a trajetória histórica dos bairros de Maringá. Já foram publicados os volumes referentes à Vila Operária (2002) e ao Maringá Velho (2018).
Lançamento do livro Memória dos Bairros – Zona 07
Dia 21 de Dezembro, às 20h
Local: 1º piso do Teatro Calil Haddad – Sala de Exposições Históricas Hélenton Borba Cortes.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.