Agenda cultural de 08 a 14/04

Por: - 8 de abril de 2022

Convite ao Teatro

Hoje, o Convite ao Teatro terá mais uma sessão do espetáculo “Psicose”, solo de Kênia Bergo, dirigido por Fernando Ponce. Partindo da dramaturgia de Sarah Kane, especificamente do texto “psicose 4:48”, somada às inquietações da equipe propositora, este espetáculo busca sacudir algumas estruturas cênicas e, consequentemente, propor reflexões a respeito do suicídio e da marginalização de transtornos mentais.

A temática impõe a classificação indicativa de 16 anos e o público é limitado a 70 pessoas, por isso é necessário chegar cedo para retirar o ingresso. A entrada é gratuita e o espetáculo começa às 20h no Teatro Barracão.

Volta Histórica

A Gerência de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura vai promover mais uma edição da Volta Histórica no Parque do Ingá. O objetivo é compartilhar histórias e curiosidades sobre um dos pontos turísticos mais queridos da cidade, espaço de lazer e local de visita obrigatória para os turistas. A caminhada é neste sábado a partir das 9h e para participar é necessário realizar inscrição prévia pelo link.

A organização orienta que os participantes cheguem com 15 minutos de antecedência no portão principal do Parque, usem roupas e calçados confortáveis e levem água.

Clube do Vinil

Sábado também tem encontro do Clube do Vinil de Maringá, que promove a 56ª edição da feira e bazar cultural. Entre 10h e 20h no Mercadão terá exposição e venda de vinil, CDs, livros, roupas, acessórios, artesanato, decoração, além da possibilidade de curtir um som com o DJ Edson Laars e beber uma cervejinha. O Mercadão fica na Av. Prudente de Morais, 601, centro.

Convite ao Cinema

Sábado é dia de Convite ao Cinema, projeto realizado pela Secretaria de Cultura, com coordenação e curadoria de Paulo Campagnolo. Como sempre, a sessão é gratuita e começa às 20h no Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura). O filme da vez é “Quando voam as cegonhas” (URSS/1958), com duração de 93 minutos e classificação 16 anos.

Para falar mais sobre o filme, compartilho as informações repassadas pelo próprio curador via e-mail: “Único filme soviético-russo vencedor da Palma de Ouro em Cannes, em plena Guerra Fria, numa das premiações mais justas da história do Festival, QUANDO VOAM AS CEGONHAS é uma das obras-primas de Mikhail Kalatozov (1903-1973), georgiano de nascimento, realizada num momento de “abertura” soviética pós-stalinista, num registro de enorme influência que se concentra no impacto da guerra nas pessoas comuns. A história nos faz conhecer Veronika e Boris, um casal moscovita que será separado pela guerra, a partir da invasão nazista durante o segundo grande conflito mundial. Tudo no filme é formalmente impressionante: a direção, a fotografia, a montagem, além do incrível trabalho dos atores, principalmente de Tatiana Samoilova, como Veronika – que também ganhou um Prêmio em Cannes e tornou-se uma “heroína” celebrada em várias partes do mundo. A programação desse filme, para deixar claro o motivo, é uma demonstração veemente do quanto parece-me bizarro demais o cancelamento da cultura russa neste momento da Guerra contra a Ucrânia. Se a guerra é a barbárie institucionalizada e normalizada, também esse cancelamento corrobora com sua gravidade. E como diria o Paul Nizan: “Pensar é dizer não!””

Café Preto

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (Neiab) vai promover o Café Preto, ciclo de palestras cujo intuito é fomentar a discussão étnico-racial. A primeira ocorre dia 12/04 com a professora Dra. Josiane Oliveira, do Departamento de Administração da Uem. Intitulada “Um diálogo sobre Racismo Estrutural e o lugar de fala”, a palestra será no Auditório Walter Pelegrini, Bloco G-34, 1° andar, a partir das 17h30, e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link.

Os outros encontros devem ocorrer, pelo menos, uma vez ao mês em datas que serão divulgadas previamente para inscrições. Acompanhe o instagram @neiabuem para saber mais informações e se informar sobre outras ações. O Neiab também vai promover a oficina “Literatura infantil e crianças negras como personagens: a produção contemporânea”, ministrada pela Professora Débora Araújo no dia 18/04. As inscrições para essa atividade também estão abertas e as vagas são limitadas.

Documentário

O documentário “Ferroviários: entre trilhos e traves” está disponível no Youtube. O projeto foi realizado por meio do prêmio Aniceto Matti 2019 e traz a assinatura dos escritores André Barroso e Alexandre Penha.

Aborda a história dos ferroviários de Maringá por meio do resgate de fotografias, memórias e documentos desse grupo que marcou a relação de nossa cidade com a ferrovia.

Confira aqui pelo Youtube.

Estão abertas as inscrições para aulas de dança em cinco centros comunitários de Maringá. As aulas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas online ou por telefone (lista abaixo) até o dia 9 de abril. As aulas têm início no dia 11 de abril.

Aulas de dança

A professora de educação física e terapeuta integrativa Silvia Mariah está divulgando o projeto “Dançando nos Centros”, contemplado pelo Prêmio Anicetto Matti, da Prefeitura de Maringá. Coordenado por ela, o projeto irá ensinar dois estilos de dança, o vanerão e o sertanejo paulista. As aulas têm duração de três meses e acontecem em cinco centros comunitários de Maringá, localizados nos bairros Rebouças, Bertioga, Ney Braga, Itatiaia e Vila Esperança.

As inscrições podem ser feitas até o dia 9/4 pelo site ou pelos telefones (44) 99915-5006 e 99916-7049. Não há restrição de idade. As aulas começam dia 11 de abril e tem duração de 1h30 cada aula. Ao final do projeto será realizado um bailão com os alunos participantes.

Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.