Agenda cultural de 01º a 07/04

Por: - 1 de abril de 2022

Agenda Cultural de Maringá

Convite ao Teatro

Hoje, o Convite ao Teatro recebe o palhaço Ritalino, de Londrina, com o espetáculo “In Concertina”, interpretado por Tiago Marques.

O palhaço, munido de sua concertina musical, pretende realizar um concerto, mas, como as coisas não saem como o esperado, ele vive uma saga para vencer os obstáculos que surgem. É uma batalha que envolve partituras e bombas, melodia e marreta, o trágico e o cômico.

A peça tem a direção de Ricardo Puccetti, integrante do consagrado grupo Lume, de Campinas. Classificação livre.

A apresentação é às 20h no Teatro Barracão, de graça.

Live

Aproveitando um novo momento da cidade em que o futebol volta a ser uma paixão dos cidadãos, o projeto Maringá Histórica faz hoje uma live para relembrar a conquista do time municipal em 1977, exibindo vídeos raros daquele campeonato estadual em que o Grêmio de Esportes Maringá venceu o Coritiba.

Na bancada, ao lado do pesquisador Miguel Fernando, estarão os jornalistas Antonio Roberto De Paula (diretor do Museu Esportivo de Maringá) e Cláudio Viola (especialista esportivo).

É às 20h no YouTube, através desse link.

Convite ao Cinema

Este sábado marca o retorno do projeto Convite ao Cinema, brilhantemente coordenado por Paulo Campagnolo e mantido pela Secretaria Municipal de Cultura. O filme escolhido para esta primeira sessão do ano é “Pai” (Sérvia/Croácia/Alemanha/França/Eslovênia/Bósnia e Herzegovina/2020). A exibição é às 20h, excepcionalmente no CAC – Centro de Ação Cultural, localizado na Av. XV de Novembro, 514, centro. Classificação 16 anos e entrada gratuita.

Abaixo as informações repassadas por e-mail pelo coordenador do projeto:

“Depois de um ato desesperado de sua esposa, um homem, Nikola, tem seus dois filhos retirados de seu convívio. Sem dinheiro, pega a estrada em direção à Belgrado (Sérvia), longe mais de 300 quilômetros, para entregar uma carta a um ministro para que o mesmo possa interceder e ajudá-lo a ter seus filhos de volta.

Um filme sobre a perplexidade dos nossos tempos, numa crítica social feroz sobre um sistema que não se compraz do homem simples e promove o atropelamento do mesmo. Mas eis que o homem resiste. Sem sentimentalismos, ou qualquer efeito que não seja a vastidão da paisagem humana, permite a Goran Bogdan (premiado como Melhor Ator no European Film Awards/2020) um papel de camadas profundas e que ele desempenha com uma força extraordinária”.

AVISO: Não será permitida a entrada após o início da sessão.

Floriano

Domingo é o encerramento do projeto Arte nos Parques e Praças, viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc. Desta vez, a Prefeitura de Maringá leva as atividades culturais para o distrito de Floriano, na praça da igreja. Veja abaixo a programação completa:

10h30 | (Dança) – “Da casa para rua” – Nó Coletivo de Artes

11h45 | (Música) – Tributo a Anacleto de Medeiros – Camerata Choro ao Vento

13h30 | (Teatro/Circo) – “Um encontro de Romeu e Julieta” – Trindade Produções

14h45 | (Teatro) – “Show dos Bichos” – Cia Mão Dupla Teatro de Bonecos

16h00 | (Teatro) – “Baile das cadeiras” – Leonardo Fabiano

17h15 | (Teatro) – “Acordando para o trânsito” – Santa Rita Produções Teatrais

18h30 | (Música) – “Clara voz – Tributo a Clara Nunes” – Dois Brasis e convidados

Contação de Histórias

O projeto Convite à Contação de Histórias, organizado por Danilo Furlan, continua e entra em seu terceiro mês de atrações. Nos próximos dias o projeto recebe Arlete Delesporte, de Campo Mourão, com “Lançando Histórias”.

O objetivo é levar contos interativos, que se utilizam da linguagem lúdica e do encantamento artístico para despertar a conscientização crítica e o gosto pela literatura, incentivando a leitura, o interesse pela cultura popular, o cuidado com o meio ambiente e o gosto pela arte.

A classificação é livre. Veja abaixo os dias, locais e horários:

Dia 4

*Biblioteca Municipal Operária às 9h e às 14h

*Biblioteca Pública Alvorada às 10h30 e às 15h30

Dia: 5

*Biblioteca Municipal Centro às 9h e às 14h

Dia: 6

*Biblioteca Municipal Palmeiras às 9h e às 14h

Dia: 7

*Biblioteca CEU das Artes (Distrito de Iguatemi/PR) às 9h e às 14h

Dia 8

*Biblioteca Mandacaru às 9h30 e às 14h

Escala Cultural

O projeto Escala Cultural, realizado pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura, começa na próxima quarta-feira, dia 6 de abril, promovendo uma ponte com o tradicional Festival de Curitiba. Por meio dessa parceria e com o patrocínio de diversas empresas, o projeto traz o espetáculo “Estudo nº 1: Morte e Vida”, do Grupo Magiluth (Recife / PE).

A partir do poema dramático Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, o Grupo Magiluth propõe um estudo cênico sobre a trajetória de imigrantes que deixam o sertão nordestino e seguem o caminho do rio em busca de melhores condições de vida e trabalho. O olhar híbrido e inquieto do coletivo pernambucano se volta, neste espetáculo, para os movimentos migratórios gerados por adversidades climáticas, políticas e sociais.

A apresentação vai contar com intérpretes de Libras – Língua Brasileira de Sinais. A sessão única é na quarta-feira, 6 de abril, às 20h no Teatro Barracão, DE GRAÇA. Ingressos retirados na bilheteria 1h antes.

Exposições

Seguem abertas as exposições “Pé no Palco – cenas teatrais em preto e branco”, do fotógrafo Renato Domingos e “Em tempos de opacidade”, com acervo do MAC.

A primeira fica em cartaz até 10/4 na sala de exposições do Museu de História e Arte Hélenton Borba Cortes, localizado no Teatro Calil Haddad. 36 imagens registram 10 anos do autor como fotógrafo da cena, especialmente espetáculos de teatro que estrearam na cidade ou que passaram por aqui em seus mais diversos palcos. O horário de visitação é das 8h às 20h, todos os dias.

A segunda traz 16 obras do acervo do MAC-Paraná, principal museu de arte contemporânea do Estado do Paraná e pode ser visitada gratuitamente no CAC até o dia 4 de maio, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 17h e aos sábados das 10h às 16h.

Maracatu

O Baque Mulher e a Roda do Encanto de Maringá abriram as inscrições para as oficinas de preparação do 4º Obá Xirê, festival que acontecerá entre os dias 13 e 15 de maio. Pessoas interessadas em conhecer, vivenciar, tocar e aprender sobre o Maracatu de Baque Virado podem participar, mas as vagas são limitadas. Aqueles que participarem das oficinas serão priorizados nas atividades do festival.

As oficinas são gratuitas e acontecem nas quintas de abril (exceto no feriado do dia 21), no CAC – Centro de Ação Cultural. No dia 7, o estudo é do Baque Mulher, portanto, é direcionado somente para mulheres. Nos dias 14 e 21 é para todo público.

Confirmar presença no direct do Instagram @baquemulhermaringa.

Tarot

Estão abertas as inscrições para o Curso Completo de Tarot com a oraculista e taróloga Paula Mariá Riemer. O curso é online com aulas ao vivo a partir do dia 28 de abril, sempre às quintas-feiras 20h, com duração de 2h cada aula. Ideal para adquirir o conhecimento necessário para tirar cartas para si e para outras pessoas, tudo sob a perspectiva inovadora da @nosotrastarot.

Mais informações sobre valores e inscrição podem ser encontradas no Instagram https://www.instagram.com/mysticaeselvagem/.

Inclusive, a oraculista, juntamente com sua companheira, a artista Elisa Riemer, estão com uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar mais um tarot, o Nosotras Lenormand. A campanha segue até 10 de maio no link https://www.catarse.me/nosotras_lenormand_o_jogo_da_esperanca.

Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.