Agenda cultural de 18 a 24/03

Por: - 18 de março de 2022

Convite às Artes Visuais

Segue aberta a exposição “Pé no Palco – cenas teatrais em preto e branco”, do fotógrafo Renato Domingos. A exposição fica em cartaz até 10/4 na sala de exposições do Museu de História e Arte Hélenton Borba Cortes, localizado no Teatro Calil Haddad. 36 imagens registram 10 anos do autor como fotógrafo da cena, especialmente espetáculos de teatro que estrearam na cidade ou que passaram por aqui em seus mais diversos palcos.

O horário de visitação é das 8h às 20h, todos os dias.

Criança em Cena

Seguem abertas até o dia 25/3 as matrículas para as aulas da quinta edição do projeto ‘Criança em Cena’. Estão sendo disponibilizadas 100 vagas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos fazerem curso de teatro de graça. Realizado pela Forféu Atividades Artísticas, o ‘Criança em Cena’ ocorre por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de diversas empresas locais e já recebeu mais de 300 alunos, proporcionando uma experiência completa que se encerra em novembro com montagens e mostra teatral aberta ao público.

As aulas começam dia 04 de abril no Arena das Artes e no Anpacin – colégio bilíngue para surdos.

Mais informações no site.

Acervo do MAC

“Em tempos de Opacidade” traz 16 obras do acervo do MAC-Paraná, principal museu de arte contemporânea do Estado do Paraná. Com curadoria de Roberta Stubs, as obras foram produzidas por artistas de diferentes gerações e regiões do Brasil, que desenham modos possíveis de atravessar a espessura do presente.

A exposição pode ser visitada gratuitamente no CAC até o dia 6 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h e aos sábados das 10h às 16h.

Oficina do Som

O Projeto Oficina do Som, coordenado pela professora Vânia Gizele Malagutti na Escola de Música da UEM (EMU), abriu vagas para oficinas de música gratuitas, que acontecerão entre os dias 28/03 e 30/06, numa carga horária de 14h. Veja abaixo as atividades com respectivos horários e vagas disponíveis:

* Oficina de Iniciação musical ao piano: para crianças de 9 a 11 anos, sem conhecimento musical.

Segunda-feira:

9h30 às 10h30 – 3 vagas

14h às 15h – 3 vagas

15h às 16h – 3 vagas

Critérios para seleção: ter disponibilidade no horário indicado. Se houver mais candidatos que o número de vagas, será realizado um sorteio no dia 23/03, as 15h na EMU.

* Oficina coletiva de violino e viola: para jovens de 14 a 21 anos que tenham conhecimento musical no instrumento.

Quinta-feira: 10h às 11h – 5 vagas

Terça-feira: 14h às 15h – 5 vagas

Critérios para seleção: Ter o instrumento (violino ou viola); gravar um vídeo tocando uma peça de livre escolha (instruções no documento disponibilizado no site www.emu.uem.br).

* Oficina de Instrumento Piano: para pessoas entre 13 e 30 anos que tenham conhecimento musical no instrumento.

Atividade individual – 10 vagas

Critérios para seleção: Gravar um vídeo tocando uma peça de livre escolha, original para o instrumento.

A ficha de inscrição está disponível no site.

Empodera

Neste sábado, o Movimento Empodera realiza mais uma edição da Feira que reúne mulheres artistas. Serão 20 expositoras vendendo seus produtos e serviços, roupas, acessórios, artes, produtos artesanais, comidinhas, até tarot, sessões de tatuagem e trançaria. Além disso, também vai ter uma roda de conversa sobre mulheres na política com a vereadora professora Ana Lúcia, que vem realizando um trabalho de destaque na Câmara. A Dj Antonini solta o som do evento. A entrada do rolê é um pacote de absorvente, que será distribuído para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Local: Rua Toshimi Ishikawa, 716, lote 26 (Chácara do Branco)

Horário: 16h às 22h

Convite à Música

O incansável Lucas Trabuco se apresenta na próxima quinta-feira, dia 24/3, a partir das 20h no Teatro Barracão, com entrada franca. A ação é da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura.

Após anos de estrada e participações em shows de diversos artistas, convites a festivais e gravações, Trabuco, atual estudante do Conservatório de MPB de Curitiba (via EAD) e músico da noite maringaense, aposta em seu trabalho autoral instrumental, que ganhou registros durante a pandemia.

Além de Trabuco, o trio é formado também por Renan Moreira na bateria e Luan Lins no teclado. Vale conferir.

Novos editais

Essa semana, a Secretaria de Cultura de Maringá abriu dois novos editais.

O Concurso n° 02/2022 – FLIM 2022 vai contratar cinco propostas artísticas culturais para atender à programação da Festa Literária Internacional de Maringá. As inscrições vão até às 16h do dia 2 de maio.

Também está no ar o Concurso n° 03/2022 – SEMANA HIP HOP 2022, que visa a seleção de 10 ações artísticas para compor a programação do evento, sendo: três espetáculos de breakdance, três espetáculos de música, dois espetáculos de DJ e duas produções artísticas com a técnica de grafite. Neste caso as inscrições vão até às 16h do dia 10 de maio.

Os dois editais estão na plataforma da Maringá Cultura na aba de oportunidades ou podem ser acessados pelo instagram da Secretaria de Cultura. Lembrando que também está aberto até o dia 11 de abril o edital do Convite às Artes, que irá contratar 125 ações artísticas para os projetos Convite à Dança, à Música, ao Teatro, à Literatura, Artes Populares e Artes Visuais.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.