Agenda cultural de 04 a 10/03

Por: - 4 de março de 2022

Convite ao Teatro

O grupo Triolé, de Londrina, volta a Maringá para apresentar “Qual a Graça de Laurinda?” no Convite ao Teatro. A apresentação é nesta sexta às 20h no Teatro Barracão.

Este é o espetáculo de estreia do Grupo Triolé e foi criado em 2010 a partir de uma pesquisa sobre animações ou desenhos animados que foram populares entre as décadas de 1970/1980, especialmente aqueles que apresentavam uma dupla de protagonistas, uma disputa e não utilizavam falas.

Sinopse:

Laurinda é uma palhaça famosa, que desembarca na cidade para uma temporada artística, e sua foto está estampada na primeira página da “Tribuna do Riso”, que é o jornal lido todas as manhãs pelo palhaço Lambreta, que ao ver a foto já fica apaixonado pela estrela do riso.  Mas o que ele não contava é que o palhaço Mereceu também iria se apaixonar pela foto da Laurinda e assim os dois palhaços iniciam uma disputa pelo amor de uma palhaça que só existe na imaginação deles.

O espetáculo, concebido para todas as idades, é inspirado na linguagem do desenho animado e conta a história embalado por uma trilha sonora especialmente criada para que os palhaços não usem falas, apenas a linguagem corporal.

Criança em Cena

A quinta edição do projeto ‘Criança em Cena’ está com matrículas abertas a partir de hoje e até o dia 25/03. Estão sendo disponibilizadas 100 vagas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos fazerem curso de teatro de graça. Realizado pela Forféu Atividades Artísticas, o ‘Criança em Cena’ ocorre por meio da Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio de diversas empresas locais e já recebeu mais de 300 alunos, proporcionando uma experiência completa que se encerra em novembro com montagens e mostra teatral aberta ao público.

As aulas começam dia 04 de abril e serão no Arena das Artes e na Anpacin – colégio bilíngue para surdos. Não é necessário ser aluno da escola.

Mais informações no site.

Arte nos Parques e Praças

Fim de semana é repleto de atividades culturais no Parque Alfredo Nyffeler, o famoso Buracão. A Secretaria de Cultura montou uma estrutura de palco, som e luz para receber apresentações de todos os segmentos artísticos. Tudo faz parte da programação do projeto Arte nos Parques e Praças, viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc. Veja abaixo a programação completa:

Sábado (05/03):

10h – dança: “AmorTecer: Deriva Performática” por AIMA (Artistas Independentes de Maringá).

11h30 – música: “Balasso Live Performance” por Balasso

14h – dança: “IDenTiDAdE” por Ballet Nara Dutra.

15h30 – literatura: “Conversas com Hilda” por Coletivo Pé Vermelho

17h – teatro: “Caminhar Show” por Irakytan

18h30 – música: “Drago” por Drago

Domingo (06/03):

10h – teatro: “Andarilhos de Cordel” por Cia Pedras Teatro Circo

11h15 – música: “Grãos de Sol e Sal” por Patrícia Borges e Banda

12h30 – dança: “Sarau Clássico 2021” por Ballet Nara Dutra

14h45 – culturas populares: “Isolante” por Chá di Lirian, Isadora Yalodê e Oni Kuroi.

16h – literatura: “Slam Pé Vermelho” por Coletivo Pé Vermelho

17h15 – culturas populares: “Square Show [Live Performance]” por Afrodroid.

18h30 – culturas populares: “Hip-Hop Resistência 2” por Indexsonnora e convidados

Indexsonnora

O grupo de rap Indexsonnora participa do projeto Arte nos Parques e Praças no domingo (06/03), com a apresentação do show Hip-Hop Resistência 2 no Parque Alfredo Nyffeler, às 18h30.

O show tem um caráter de homenagem à cultura do hip-hop, pois consiste em trazer convidados diferentes em cada nova edição, visando a apresentar e valorizar os quatro elementos principais que formam esta cultura urbana: o MC, ou “mestre de cerimônias” (Rapper, poeta e cantor), o DJ (Disc Jockey, que opera a sonoplastia da música Rap), o Graffiti (arte visual do Hip-hop) e o break (a dança).

A primeira edição deste show foi realizada de modo online em 2020 na Semana Municipal das Artes e da Cultura e contou com a participação do b-boy Nugget, nome expressivo do break e das danças urbanas em nossa cidade e região, com mais de 20 anos de atuação na área. Além disso, o cenário do show era composto por um videoclipe que reunia obras de arte em graffiti espalhados pelos muros maringaenses.

Desta vez os convidados são Pig emcee, compositora e cantora desde 2016 que fará suas canções, acompanhada do DJ Maré, que também atua na cena hip-hop desde 2017. A grafiteira Anarca também foi convidada para criar uma obra ao vivo durante o período do show, em um tapume, homenageando este importante elemento da cultura hip-hop.

Festa no bar

O bar Groove Brew House está fazendo seu primeiro aniversário e para comemorar realiza um evento neste sábado, dia 5, a partir das 16h. A abertura é com DJs e depois duas bandas se apresentam, com integrantes conhecidos como Lucas Trabuco e Ariadine Gomes. Os convites custam R$ 15, revertido em copo personalizado e cheio de cerveja artesanal produzida pelo próprio bar.

Informações: (44) 98829-0538

O bar fica localizado no Parque Industrial, na Rua Pioneiro José Romano, 189.

Clube de Leitura

O Clube de Leitura Maringá inicia o ano com a leitura desafio, da obra 1Q84, de Haruki Murakami, um fenômeno da literatura contemporânea. Esta obra esteve no topo das listas de mais vendidos no mundo inteiro e, só no Japão, ultrapassou a marca de quatro milhões de exemplares vendidos. Ao narrar duas histórias que aos poucos se cruzam – de Aomame, uma jovem que oculta sua fatal profissão, e Tengo, um rapaz que pretende ser escritor, mas se envolve num jogo perigoso ao reescrever um romance enigmático -, Murakami constrói uma saga pós-moderna, com mundos paralelos, garotas misteriosas, assassinatos e estranhas seitas.

O encontro é presencial, no sábado (5) às 9h30, na Biblioteca Centro de Maringá. Mesmo aqueles que não fizeram ou não concluíram a leitura serão bem-vindos. Tudo gratuito.

Informações pelo telefone (44) 3901-1753

Ficcab

Neste domingo tem Roda de Capoeira e de danças populares com o Grupo Sucena, integrando a programação do FICCAB – Festival Infantil de Capoeira e Cultura Afro-brasileira. A ação ocorre na Praça Vitor Rodrigues (na rotatória da Av. Mandacaru com Av. Das Palmeiras), a partir das 17h.

Malditas

A Mostra de Performance Feminista Malditas recebe a terceira convidada, a artista Cássia Nunes, de Goiás. Ela vai realizar gratuitamente ação formativa e performativa entre os dias 7 e 11 de março. Veja abaixo a programação completa:

*Oficina “Inventário de Gestos”, com Cássia Nunes (GO)

Dias 07, 08 e 09/03 às19h no Arena das Artes (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367 – Jardim Brasil).

* Ação Performativa “Tipografia Cítrica”, com Cássia Nunes (GO)

Dia 11/03 às 18h na Praça Raposo Tavares

Classificação Livre

Não é necessário se inscrever previamente, só aparecer.

Convite às Artes Visuais

Na quarta-feira 9/3 abre ao público a exposição “Pé no Palco – cenas teatrais em preto e branco”, do fotógrafo Renato Domingos. A exposição fica em cartaz até 6/4 na sala de exposições do Museu de História e Arte Hélenton Borba Cortes, localizado no Teatro Calil Haddad.

São 36 imagens que registram os 10 anos do autor como fotógrafo da cena, especialmente espetáculos de teatro que estrearam na cidade ou que passaram por aqui em seus mais diversos palcos. Por serem imagens em preto e branco, além de caracterizarem a identidade de Domingos na fotografia de cena, colocam em destaque dois elementos essenciais para a composição teatral: a expressão do artista e a iluminação. Vale a pena prestigiar.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.