Agenda cultural de 10 a 16/12 de 2021

Por: - 10 de dezembro de 2021

Flim 

A 8ª Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) segue acontecendo até domingo, dia 12. Promovida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, pela primeira vez ocorre no formato híbrido: parte presencial no CAC – Centro de Ação Cultural, parte online no canal do YouTube da Prefeitura. 

Na programação há palestras, debates, oficinas, lançamentos de livros e exposições, além de estandes de vendas de livros. Todas as informações sobre a programação estão no site http://festaliterariademaringa.com.br/

As mesas com autores de fora de Maringá também poderão ser acompanhadas no auditório do CAC, com o mediador presente e os autores em telão. Haverá intérprete de Libras.

O encerramento no dia 12 terá o aguardadíssimo show presencial da cantora Zélia Duncan às 20h30 no Teatro Calil Haddad, também com transmissão pelo YouTube no link https://www.youtube.com/watch?v=gppUYyJJgrI 

Os ingressos serão distribuídos no sábado e no domingo das 10h30 às 17h no CAC. Cada pessoa pode retirar até dois ingressos. 

 

Convite ao Cinema 

O Convite ao Cinema apresenta o filme de ficção científica “Little Fish”. Nas palavras do coordenador do projeto, Paulo Campagnolo: “A intensidade emocional de LITTLE FISH talvez seja maior do que o próprio filme. Pouco importa, nesta altura do campeonato – e diante da tragédia da pandemia que estamos vivendo. Realizado antes dos eventos atuais, o filme fala sobre uma epidemia global, com um vírus que faz a memória das pessoas desaparecer. Um casal, Emma e Jude, vai lutar para não deixar que sua história de amor seja apagada. Eles são Olivia Cooke e Jack O’Connell que, em sintonia desconcertante, têm desempenhos absolutamente delicados. Baseado num conto de Aja Gabel, LITTLE FISH é uma ficção científica que se passa num futuro próximo. Ontem. Quando os limites entre o passado e o presente são borrados e torna-se cada vez mais difícil distinguir o que é verdadeiro e o que é falso. Com perguntas das mais interessantes (pra dizer o mínimo), o filme mantém os eventos numa esfera íntima, mas cujo impacto o espectador não deverá ignorar. Mesmo porque se trata de uma história que nos dá dimensões muito pertinentes sobre nossos tempos”.  

 

Filme: Little Fish

EUA/2021 – 101min. 

Direção: Chad Hartigan 

Elenco: Olivia Cooke, Jack O’Connell, Raúl Castillo e Soko 

Classificação 16 anos 

Sessão presencial dia 10/12 às 20h no Auditório Hélio Moreira

Debate online dia 11/12 às 20h pelo Google Meet

Link do Formulário que dá acesso ao filme e ao link do GOOGLE MEET: 

https://forms.gle/MwzEQqozMAEh7q3j6

 

Sábado na feira

Neste final de semana teremos diversas feiras independentes de artesanato acontecendo na cidade. No sábado (11) pela manhã o Canto do Ingá, uma loja colaborativa que existe desde 2019, promove o Jardim do Canto das 8h às 12h. Essa ação deve ocorrer em todos os sábados do mês de dezembro, sempre neste horário e conta com algumas atividades, como meditação começando às 8h e apresentações artísticas. O Canto fica na Rua Francisco Glicério, 1258 (perto do Colégio Gastão Vidigal). Mais informações no instagram @cantodoinga

 

Flores Mistas

Já no sábado a partir das 14h tem mais uma edição do projeto Flores Mistas promovido pela Vivenda Viva, que fica na Rua das Azaléias, 874. Haverá palestras, terapias alternativas, aulas, oficinas, apresentações artísticas e encerramento com fogueira, além da feira de artesanato com mais de 20 expositores. As informações estão no @vivendaviva

 

Ateliê Culturama

Também no sábado à tarde o Ateliê Culturama promove uma feira de natal, das 15h e até 21h. No evento vai ter bingo (cartelas a R$ 10), chopp, comida, feirinha com mais de 15 expositores, oficina de aquarela para iniciantes (não precisa levar material, mas precisa fazer reserva antecipada), flash tattoo, caricatura feita ao vivo por Marcelo Goto e exposição de artes feitas pelos alunos do Ateliê. O endereço é Rua Pioneiro Marcelino Leonardo, 147 (perto da Delegacia da Av. Mandacaru). Mais informações no @atelieculturama 

Em todos os casos, a entrada é gratuita. Organizando direitinho, dá pra passar o sábado nas feiras e garantir todos os presentes de natal, apoiando os artistas locais e pequenos empreendedores independentes. 

Concerto 

No domingo às 17h acontece no Teatro Barracão o espetáculo “Mulheres Brasileiras na Música”, com Cinthia Ruivo e Juliana Bischoff. O duo de piano e voz traz o repertório erudito nacional produzido por mulheres, inclusive peças do período do Brasil império, coletadas pela musicóloga e professora Fátima de Brito. Serão apresentadas tanto peças de piano solo, quanto peças de piano e voz que abordam temas relacionados ao cotidiano e à vida como amor, solidão, saudade e outros, retratados a partir da visão de mulheres, dando voz e visibilidades as essas mulheres. A direção cênica do show é assinada por Lua Lamberti, produção de Juliana Bischoff, iluminação de Bruno Tostes e figurino de Vitória Campanari. Mais um projeto contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. 

Documentário 

 

O documentário de média metragem “A descoberta do Eldorado: formação e consolidação política de Maringá (1947 a 1988)” será lançado na próxima semana. Terça-feira é o pré-lançamento presencial no Cineflix do Maringá Park e a partir de quarta-feira, dia 15, fica disponível no canal do Maringá Histórica no YouTube.

O filme tem pesquisa e direção geral de Miguel Fernando e produção do Maringá Histórica e da Cosmos Filmes e traz muitas imagens inéditas do período, além de mais de 20 depoimentos que abordam a história política local nos primeiros anos da cidade. Importante ressaltar que será acessível a todos os públicos, pois conta com audiodescrição e intérprete de libras.

Pré-lançamento 

Dia: 14/12

Horário: 19h30

Local: Cineflix Maringá Park

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfY4JsTNYYEEkXWianw5euWASH7qP5AIz9-apQb-T-VBn04IA/viewform 

Lançamento oficial 

Dia 15/12

Horário: 19h

Onde assistir: https://www.youtube.com/maringahistorica 

 

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.