Agenda cultural de 03 a 09/12

Por: - 3 de dezembro de 2021

Convite ao Teatro 

O Convite ao Teatro traz o espetáculo “Urbana”, com Glaucy Fragoso, às 20h no Teatro Barracão. A entrada é gratuita. 

Baseado em fatos reais, o espetáculo aborda a humanidade do indivíduo marginalizado. A cidade e o homem em desordem, pessoas em situações de risco e abandono, às margens da cidade acuada por poderes paralelos. 

Com ação física, técnicas de circo e de dança, a atriz e dramaturga questiona a normatização da barbárie e busca refletir sobre os encontros humanos, bem como suas influências no meio em que habita.

 

Convite ao Cinema

O Convite ao Cinema desta semana traz o filme “Bem-vindos”. 

Segundo o coordenador do projeto, Paulo Campagnolo: 

“Entre a sátira dos costumes e o drama da possibilidade da convivência pacífica, “Bem-Vindos” começa com a notícia da morte do General Francisco Franco, o ditador espanhol, em 20 de novembro de 1975. Animam-se, pois, os integrantes de uma Comuna hippie em Estocolmo, comemorando o anúncio, liderados pelo doce e bondoso Göran. A dinâmica da casa, que envolve discussões sobre políticas de esquerda e outras questões de ordem prática, ficará abalada com a chegada de Elizabeth, irmã de Göran que, juntamente com os dois filhos, fogem da violência do marido Rolf. As coisas não serão tão simples. Mas Moodysson, diretor dos ótimos “Amigas de Colégio” (1998) e “Para Sempre Lilja (2002), acredita no diálogo. Com personalidade, e um olhar muito delicado para as crianças e suas observações sobre os adultos, o filme trafega entre o rito de passagem e a contracultura sem jamais cair na armadilha de pintar seus personagens de esquerda como seres imaculados e muito menos de demonizá-los. Terno, caloroso e, em vários momentos muito engraçado, é um filme sobre a solidão e a possibilidade de compartilhar um mundo”.  

Filme: Bem-vindos

Suécia/Dinamarca/Itália/2000 – 106min. 

Direção: Lukas Moodysson 

Elenco: Lisa Lindgren, Michael Nyqvist, Emma Samuelsson, Sam Kessel, Gustaf Hammarsten, Jessica Liedberg e Ola Rapace 

Classificação 16 anos 

 

Link do formulário que dá acesso ao filme e ao link do GOOGLE MEET: 

https://forms.gle/GWJ9AcMKSTbvw1Qt7

 

Arcana 

O espetáculo teatral “Arcana”, de Kênia Bergo e Joyce Midori, ainda tem apresentações nos dias 04, 06, 07 e 08/12, sempre às 20h no Teatro Barracão. A entrada é gratuita e a classificação é 16 anos. 

Arcana; Foto: Renato Domingos

A montagem aborda questões do feminino a partir das personagens Medeia e Ofélia, escritas por Eurípedes e Shakespeare, respectivamente. Medéia, a primeira personagem feminina com psicológico amplamente desenvolvido, representada como uma feiticeira poderosa, temida, vingativa e infanticida. Ofélia, personagem secundária na história do herói Hamlet, retratada como frágil, louca e, por fim, assassinada em um rio de forma a parecer um suicídio. Inspirada nestes clássicos, foi construído um texto autoral visando a refletir sobre a representação da figura da mulher na dramaturgia. 

Virada Cultural

Neste final de semana tem Virada Cultural, com uma programação intensa que começa online às 8h30 da manhã, segue com atividades diversas a cada hora, finalizando com o show presencial de Ana Cañas cantando Belchior às 21h30 no Teatro Reviver Magó. Tudo será transmitido no canal do YouTube da Prefeitura de Maringá, inclusive o show que terá a versão presencial para as 150 pessoas que conseguirem ingresso. A distribuição de ingresso será feita no sábado das 10h30 às 18h no Teatro Reviver, somente um por pessoa. 

Coletivo Sibipiruna

Neste final de semana tem mais uma edição do Coletivo Sibipiruna, que se reúne de tempos em tempos para uma grande festa do design autoral e independente em que os artistas da cidade e região expõem e comercializam seus produtos. Mais de 40 marcas irão expor para venda objetos de decoração, vestuário, acessórios para casa e corpo, cosméticos naturais, ilustrações e muito mais. Depois de terem realizado a edição “Semear” em outubro, o tema dessa edição é “Florescer”. 

O evento acontece sábado e domingo na Chácara Vida (Rua Pioneiro Luigi Crivellin, s/n, Parque Industrial). Sábado é das 11h às 19h e domingo das 10h às 17h. 

A entrada é gratuita e além de conhecer as novas coleções de marcas locais, também é possível tomar um chope, saborear delícias artesanais e curtir as atrações culturais.  

 

Flim 

Vem aí o evento cultural queridinho dos maringaenses. A festa literária internacional promovida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, acontece entre os dias 8 e 12 de dezembro no formato híbrido: parte presencial no CAC – Centro de Ação Cultural, parte online no canal do YouTube da Prefeitura. Haverá palestras, debates, oficinas, lançamentos de livros e exposições, além de estandes de vendas de livros. 

Entre os convidados estão nomes de peso como Ailton Krenak, o vencedor do Prêmio Jabuti 2021 Jeferson Tenório, Luci Collin e muitos outros. As mesas com autores de fora de Maringá também poderão ser acompanhadas no auditório do CAC, com o mediador presente e os autores em telão. O encerramento no dia 12 terá o show presencial da cantora Zélia Duncan no Teatro Calil Haddad. Todas as informações sobre a programação já estão disponíveis no site http://festaliterariademaringa.com.br/ , onde também é possível se inscrever para as atividades.

E tem mais na virada Cultural:

 

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.