Agenda cultural de 19 a 25/11

Por: - 19 de novembro de 2021

Festival Afro 

Depois de abrir lindamente com o show de Leci Brandão, o 13º Festival Afro, promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio das Secretarias de Juventude e Cidadania e Cultura, tem mais duas atividades neste fim de semana. 

Hoje (19) tem debate com o tema “Espiritualidades Afro-Diaspóricas”, tendo como convidadas Isabelle Caldas e Gislaine Gonçalves, mediadas por Laís Fialho. 

No sábado (20), celebrando o Dia Nacional da Consciência Negra, tem show de encerramento com a cantora Majur, às 20h30, no Teatro Reviver Magó. Os 180 ingressos esgotaram rapidamente. Quem quiser pode acompanhar o show é só entrar no canal do YouTube da Prefeitura de Maringá.

“A luta de hoje começou ontem”. 

 

Convite ao Teatro 

convite ao teatro

A Escola de Palhaços, coordenada por Alexandre Penha, apresenta “Magliaço – o mágico palhaço” no Convite ao Teatro, às 20h no Teatro Barracão, de graça. 

A peça é sobre a história de um palhaço que sonha em ser um grande mágico. Embalado pela ideia de ter seu nome comparado a Houdini, Blaine e David Copperfield, o palhaço Cajuino Castanho tenta executar números de mágica, sempre através da ótica do palhaço. A peça valoriza a constante interação com o público, parte fundamental na história, e revive números clássicos de palhaçaria e mágica.

 

Convite ao Cinema

filme sem sinais particulares

O Convite ao Cinema desta semana aborda o drama dos imigrantes na fronteira entre o México e os Estados Unidos, exibindo o premiado filme “Sem sinais particulares”, lançado em 2020. 

Segundo o coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, neste filme o tema ganha uma contundência extraordinária. Na oscilação entre o drama realista e a fantasia de terror popular, segue Magdalena (no desempenho emocionante da atriz Mercedes Hernández), moradora de Guanajuato, no centro do México, em busca de seu filho Jesús – que esperava conseguir atravessar a fronteira para a América junto com um amigo. Este amigo é encontrado morto, ainda em terras mexicanas, numa zona sombria onde corpos são guardados em contêineres, à espera de identificação. Magdalena recusa o óbito de seu filho sem saber a verdade. 

Filme: Sem sinais particulares 

México/Espanha/2020 – 95min. 

Direção: Fernanda Valadez 

Elenco: Mercedes Hernández, David Illescas, Juan Jesús Varela, Ana Laura Rodríguez, Laura Elena Ibarra e Xicoténcatl Ulloa 

Classificação 16 anos 

Sessão presencial dia 19/11 às 20h no Auditório Hélio Moreira

Debate online dia 20/11 às 20h pelo Google Meet

Link do Formulário que dá acesso ao filme e ao link do Google Meet: 

https://forms.gle/KDZCYXM82Kg1WhGZ8 

Mostra Pé na Rua – últimas

os invisíveis – mostra pé na rua

A oitava edição da Mostra Pé na Rua chega ao fim neste sábado, mas ainda é possível prestigiar as pratas da casa, inclusive a Cia Pedras, responsável pelo evento. 

Dia 19/11 – sexta-feira

18h30 – Os invisíveis 

Com Cia Pedras Teatro Circo (Maringá / PR)

Local: Feira Verde (Centro Comunitário do Jd. Alvorada)

Dia 20/11 – sábado 

Haus of X

15h – encerramento 

Com Banda Revell, Haus of X e Dança para Dois 

Local: Parque Alfredo Nyffeler – Jardim Alvorada

 

“Juventude” online 

O ator Nathan Milléo Gualda exibe apresentações online do manifesto-show “Juventude” até domingo, sempre às 20h, no site da peça ou no canal da companhia no YouTube. A encenação é de Mariana Mello e produzida via Prêmio Aniceto Matti. 

Juventude – Foto de Rafael Saes

Sinopse: Roberto Carlos é apenas um rapaz latino-americano cheio de dúvidas, desejos e inseguranças. A peça acompanha a saga do personagem desde o ensino médio até a sua formatura universitária, testemunhando seus conflitos perante a tomada de decisões profissionais, a interação com a tecnologia, a exaustão diante da vida, a idealização romântica e suas desilusões, os conflitos com os pais, as dimensões do político e o futuro do planeta. Tendo como referência vários ícones jovens que inspiraram a juventude de diversos momentos históricos, a peça questiona, de modo singelo e bem-humorado, o atual estado de coisas do mundo e nos revela a fragilidade e a força vital de ser aquilo que se é, abarcando as possibilidades daquilo que se pode ser.

Mais informações: @sol.te.companhia

Onde assistir: Até domingo, às 20h, nos links abaixo

www.espetaculojuventude.com.br

Curso 

 

O historiador mais querido de Maringá, referência obrigatória para quem estuda a história da cidade, João Laércio Lopes Leal, vai ministrar um curso. “História da Historiografia Maringaense: 100 obras essenciais” vai rolar entre 22 e 26 de novembro, das 9h às 11h, no Teatro Calil Haddad. 

O objetivo é apresentar obras que abordam temas como cultura, política, economia, biografias, entre tantos outros. Todos os materiais apresentados foram selecionados por João e estão à disposição para consulta pública no acervo da Gerência de Patrimônio Histórico, na Secretaria de Cultura. 

João Laércio trabalha há 36 anos no segmento e já publicou 12 livros relacionados à história local. Para participar é necessário se inscrever.  

João Laércio -Foto; Aldemir de Moraes.

Serviço: 

Curso “História da Historiografia Maringaense: 100 obras essenciais”, com João Laércio Lopes Leal

Data: 22 e 26 de novembro de 2021, entre 9h e 11h

Local: Museu de História e Arte Hélenton Borba Cortes, no Teatro Calil Haddad, na avenida Luiz Teixeira Mendes, 2500, na Zona 5

Inscrições gratuitas no link

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScXLHZ_OOx5K8cXtXIWp5rONfb5hQRccCo23GILlmsjcevwCQ/viewform

 

Lançamento musical

Nicholas Emmanuel – Foto; por Gabi Soares

Na terça-feira (23) acontece o lançamento de ‘Voz à Malta’, segundo álbum de Nicholas Emmanuel, que foi contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti de Incentivo à Cultura. O multi-instrumentista e produtor musical escolheu a Síndrome de Tourette, um distúrbio do sistema nervoso relacionado às disfunções neurológicas que afeta o comportamento dos portadores, manifestando-se, na maioria das vezes, na forma de tiques – como temática norteadora das composições. O álbum é composto por sete faixas: as seis primeiras são interpretadas, respectivamente, pelas artistas Rubia Divino, Laís Guelis, Mariê, Esther Hall, Bárbara Bittencourt e Ariadine Gomes; e a última é instrumental. O álbum será disponibilizado integralmente no canal de Nicholas Emmanuel no YouTube e no Spotify.

Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC2elE1aZZ_Jzt03ncdzcA2A 

 

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.