Agenda cultural Maringá de 5 a 11/11

Convite ao Cinema tem dois filmes esse fim de semana

Nesta semana o coordenador do projeto Convite ao Cinema, Paulo Campagnolo, vai disponibilizar dois filmes para serem assistidos online: “Palavras ao vento” e “Safe”. Somente o primeiro será exibido na sessão presencial de sexta-feira no Auditório Hélio Moreira, mas ambos serão comentados no sábado, no debate via google meet. 

Dia 05/11/2021 – Sexta-feira – 20h 

Sessão presencial 

Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura) 

Endereço: Av. XV de Novembro, 701 

Dia 06/11/2021 – Sábado – 20h 

Debate através do GOOGLE MEET 

Filme 01 (Sessão Presencial): Palavras ao vento 

EUA/1956 – 99min. 

Direção: Douglas Sirk 

Elenco: Rock Hudson, Lauren Bacall, Dorothy Malone, Robert Stack e Robert Keith 

Classificação 16 anos 

Filme 02 (Disponibilização on-line): Safe 

 

Reino Unido/EUA/1995 – 119min. 

Direção: Todd Haynes 

Elenco: Julianne Moore, Peter Friedman, Xander Berkeley, James LeGros e Susan Norman 

Classificação: 16 anos 

Safe, com Julianne Moore

 Texto de Paulo Campagnolo:

PALAVRAS AO VENTO faz parte do ciclo de melodramas que o mestre alemão Douglas Sirk (1897-1987) fez durante os anos 50, que inclui os insuperáveis “Tudo Que o Céu Permite” (1955), “Almas Maculadas” (1957), “Amar e Morrer” (1958) e o triunfo final com “Imitação da Vida” (1959), seu último trabalho nos Estados Unidos, para onde ele fora fugindo da Alemanha nazista, na década de 40. Uma vez mais, no centro do seu filme a família, microcosmo para onde converge toda a tragédia e uma crítica ácida ao modo de vida americano da classe média alta. A história de um barão do petróleo no Texas, com seus dois filhos “desajustados – Kyle é alcóolico, e Marylee é autodestrutiva e ninfomaníaca – encontra, ou assim parece, certo equilíbrio na figura do geólogo Mitch (Rock Hudson – insuportavelmente lindo), amigo de infância de Kyle e muito querido pelo pai deste. Mais uma tentativa de equilíbrio dessa família virá de Lucy (Bacall), com quem Kyle se casa impulsivamente. Mas os demônios de cada um estão sempre por perto, reclamando sua parte num mundo de promessas não menos do que trágicas. Destaque: Dorothy Malone, como Marylee, cujo corpo parece se dobrar ao peso de sua lascívia, ganhou merecidamente o Oscar de melhor atriz coadjuvante em 57, num trabalho arrasador. E, ainda, a fotografia do mestre Russell Metty, com um aperfeiçoamento (do cinemascope) nas cores de cair o queixo. 

Todd Haynes, por sua vez, discípulo confesso de Sirk (assim como Fassbinder e Almodóvar – cujo cinema não seria o mesmo sem o mestre), realizou em 1995 esse profético SAFE, sobre essa dona de casa rica e entediada que começa a sofrer certos distúrbios – o que poderia ser chamado de alergia do século 20. É profundo e contundente, num dos grandes filmes da década de 90. 

 Link do Formulário que dá acesso aos filmes e o link do GOOGLE MEET: 

https://forms.gle/jg34kZ4CgdXzRTLd6 

 

Convite ao Teatro

Psicose: foto Andreia Pires

O Convite ao Teatro recebe o solo “Psicose”, de Kênia Bergo e direção de Fernando Ponce. Livremente inspirado na dramaturgia da inglesa Sarah Kane, especificamente no texto “Psicose 4:48”, o espetáculo propõe reflexões sobre o suicídio e a marginalização de transtornos mentais. A estrutura fragmentada do texto original foi o fio condutor do processo criativo, resultando em uma obra que tem por condução a aleatoriedade, a efemeridade e o jogo, existindo a partir da relação direta e indireta da plateia. O espetáculo reflete a fragmentação do texto, dando abertura para diferentes interpretações, conexões e possibilidades, seguindo uma ordem não cronológica. 

As cenas não-sequenciais são escolhidas pelo público por meio de um sorteio. Criam fragmentos que se conectam como uma imagem em mosaico, refletindo angústias, amores e as dores de uma vida em psicose. A peça pretende gritar as vozes que são silenciadas pelos medicamentos e pela sociedade, pelas instituições e políticas que controlam nosso corpo, (re)mexendo com o ser/estar, assim como problematiza e critica as ações sociais, relacionais e psicológicas que envolvem os indivíduos.

Sexta-feira às 20h no Teatro Barracão, com público limitado. Entrada gratuita. Classificação: 16 anos. 

 

Convite à Dança

Neste sábado o Centro Cultural Sucena apresenta o espetáculo “Batuque e Ginga” no Convite à Dança. Maculelê, coco, jongo, capoeira e Samba de roda serão mostrados pelos integrantes do Grupo Sucena, valorizando as manifestações da cultura popular afro-brasileira e o patrimônio cultural imaterial.  O objetivo é trazer de forma simples, alegre e contagiante, todo o bailado herdado dos nossos ancestrais em diferentes manifestações da cultura afro-brasileira. A apresentação é às 20h no Teatro Reviver Magó, de graça. 

Classificação Livre

Expresso Cultural

No domingo o Expresso Cultural chega ao distrito de Iguatemi, na Praça Luiz Moreira de Carvalho, levando música e teatro a partir das 10h. Veja as atrações:

10h – “Esperando Turrão”, com Circo Teatro Sem Lona (teatro)

 

11h30 – “No meio da explosão”, com Entidade Perdida (música)

14h30 – “Corda bamba”, com Cia Pedras Teatro e Circo (teatro)

16h – “Sambas de Ivone”, com Rubia Divino (música)

 

Ações online 

Além dos eventos presenciais, a Secretaria de Cultura também segue promovendo alguns eventos online, como a mostra Em Casa com Arte e o Convite à Música online. Basta acessar o canal Cultura Maringá no YouTube e assistir os vídeos disponíveis. 

Segunda-feira, por exemplo, tem transmissão do show “43: Rock a dois”, o duo formado por Luana Santana (bateria e voz) e Hugo Ubaldo (guitarra e voz). O grupo foi formado em 2020 durante o isolamento por conta da pandemia, lançando seu primeiro single/clipe “Caminho Deserto” em julho/2020. Eles aproveitaram o isolamento social e o cancelamento de shows com outros artistas para retirar do papel um sonho antigo: compor um álbum de músicas inéditas e sacramentar a união na vida e na arte. 

O Maracatu Roda do Encanto também estará online, na programação da mostra Em Casa com arte, numa apresentação que traz elementos estéticos religiosos e políticos de Iemanjá, uma das divindades africanas mais cultuadas no panteão das religiões afro-brasileiras. O grupo trará loas da nação do maracatu Encanto do Pina, além de itãs, elementos estéticos e danças que saúdam a grande mãe das águas. É terça-feira 19h30. 

 

Convite à Dança – terça 9/11

Terça-feira a Associação Cultural Capoeira Mandinga-ê apresenta o espetáculo “Cruzados e Gingados de Bamba” no Convite à Dança, no Teatro Reviver Magó. Uma demonstração dos gingados de malandros e cabróchas presentes nos cantos do Brasil, que por meio dos cruzados do samba e capoeira, mostram suas habilidades e artimanhas para lidar com as demandas do dia a dia. O grupo fundado por Mestre Raiz está há mais de 30 anos na cidade de Maringá e desde então transmite e divulga as culturas afro-brasileiras.

Convite à Música – quinta 11/11

Na próxima quinta-feira (11/11) tem Indexsonnora no Convite à Música. O show “Rap a Sério” traz composições autorais do grupo, entre faixas do DVD Mistério Rap (lançado em 2019) e músicas inéditas, compostas no período de quarentena. O Indexsonnora existe desde 2006 e é formado por Elton Index, Felipe Index e DJ Friza. O show é quinta às 20h no Teatro Barracão, de graça. 

indexsonnora; foto do Renato Domingos

Exposição Sonhante

Até o dia 19 /11 está aberta à visitação no Centro de Ação Cultural – CAC a exposição “Sonhante”.

O objetivo é traduzir em fotografias manipuladas digitalmente os sonhos de cinco modelos LGBTQIA+. Quem visitar a exposição já consegue retirar o catálogo, com textos, fotos e registros de bastidores.

Agora a exposição não está mais fechando pro almoço e das 8h às 17h você pode ser recebido pela própria fotógrafa, Esther Hall, além de poder fazer visitas guiadas no período da noite, às segundas e quintas, das 18h às 20h30. 

Entrada gratuita

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.