A 2 Coelhos faz aniversário!
A 2 Coelhos Comunicação e Cultura, empresa comandada por mim, completa neste 29 de outubro sete anos de fundação! A empresa vem prestando serviços de produção cultural e assessoria de imprensa, seguindo a lógica de “matar dois coelhos com uma cajadada só”. Ao longo deste período, dezenas de projetos foram realizados e apoiados, como a mostra de teatro Só em Cena, o Escala Cultural, os espetáculos “Tempos de Cléo” e “Clodimar – do crime ao santificado popular”, entre outros em diversos segmentos culturais. Se você ainda não acompanha o nosso trabalho, te convido a seguir nossas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram e YouTube nos links:
https://www.facebook.com/2coelhosmaringa
https://www.instagram.com/2coelhoscomunicacaoecultura/
https://www.youtube.com/channel/UCPkRW6HlRZ8GKTsxK-lFumw
Convite ao Cinema
Nesta semana o Convite ao Cinema exibe o filme “2046 – Os segredos do amor”, de Wong Kar-wai. A exibição presencial é sexta-feira no Auditório Hélio Moreira, mas o filme também fica disponível online e no sábado tem debate pelo google meet com o coordenador do projeto, Paulo Campagnolo.
Sexta – dia 29/10/2021 – 20h
Sessão presencial
Local: Auditório Hélio Moreira (anexo à Prefeitura)
Endereço: Av. XV de novembro, 701
Sábado – dia 30/10/2021 – 20h
Debate on-line através do GOOGLE MEET
Link do Formulário que dá acesso ao filme e ao link do GOOGLE MEET:
https://forms.gle/nBJVeBbTeJy1jrhP6
Filme: 2046 – Os segredos do amor
Hong Kong/França/Itália/China/Alemanha/2004 – 128min.
Direção: Wong Kar-wai
Elenco: Tony Leung Chiu-Wai, Gong Li, Zhang Ziyi, Carina Lau, Faye Wong, Maggie Cheung e Chang Chen
Classificação 16 anos
Informações enviadas por Paulo Campagnolo: Um trem faz uma viagem ao futuro, até o ano de 2046 que, segundo dizem, pode resgatar as memórias perdidas de seus passageiros. Porém, ninguém nunca de lá voltou para contar se é realmente verdade.
O tema da memória, tão caro ao cinema de Wong Kar-wai, é enfrentado em “2046” de forma emocionante e com as inúmeras ramificações que o mesmo permite, num redemoinho de imagens sensuais e que guardam, entre cores, ritmos, opacidades, música, fumaça de cigarros e o desfile de mulheres deslumbrantes, um coração que pulsa em dor inconsolável.
O coração do Sr. Chow (um Tony Leung implacavelmente bogartiano), o mesmo que em “Amor à Flor da Pele”, viveria a impossibilidade do amor com Su Li-zhen (Maggie Cheung, aqui em pequena participação). Quase como uma sequência daquele filme (considerado a obra-prima de Kar-wai), “2046” nos mostra Chow como um homem frio e cruel, incapaz de retribuir o amor apaixonado das mulheres que cruzam em sua vida. Seu refúgio é a história de ficção-científica que está escrevendo e que serve como uma admissão do vazio que se tornou sua vida. “2046” é o título da sua história.
Também é o número quarto da pensão onde Bai Ling (uma Zhang Ziyi esplêndida) mora, ao lado do quarto de Chow. Ela, uma prostituta que, lamentavelmente, vai se apaixonar por ele.
“O amor chega na hora certa. Não é bom encontrar a pessoa certa nem muito antes, nem muito depois”, nos diz Chow num determinado momento. Será nesse muito antes e no muito depois, que Kar-wai vai fazer passar diante de nossos olhos um turbilhão de imagens fetichizadas dessas mulheres/atrizes, num ritmo desconcertante, nessa rapsódia sobre culpa, arrependimento e amores perdidos, como uma febre. Ou como um sonho.
Fórum de Cultura
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza o 1º Fórum de Cultura de Maringá. A ação é neste fim de semana, dias 29 e 30 de outubro, de forma híbrida. O objetivo é discutir as prioridades para os segmentos culturais da cidade para 2022, estreitar laços com os produtores de cultura, bem como democratizar ainda mais o acesso ao poder público por parte da sociedade civil organizada. A inscrição é gratuita e deve ser preenchida pelo formulário disponível no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfvt11GItQYxhD4FfUSanoguPJoVHgUupC74jOGMIoZWJAhOA/viewform
O Fórum é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Convite à Dança
Neste sábado tem Convite à Dança com o espetáculo “Ensejo”, da Cia Claté. Traz ao palco três bailarinas que propõem, por meio da dança contemporânea, a reflexão sobre o tempo, a busca da humanidade de ter um tempo oportuno para nascer, crescer, viver e morrer – deixando de aproveitar o momento, o instante, o agora. As pessoas estão aproveitando seu tempo?
Dia 30/10 às 20h no Teatro Reviver Magó
Lançamento Indexsonnora
Neste domingo às 20h tem lançamento do videoclipe da música “Camisa de Força”, do grupo Indexsonnora. A música trata da relação da sociedade com remédios e outras drogas. A novidade é que o videoclipe está sendo produzido todo em tela vertical, acompanhando uma tendência contemporânea da produção audiovisual para internet. Será lançado no instagram e no canal do YouTube do grupo:
https://www.youtube.com/c/INDEXSONNORA
https://www.instagram.com/indexsonnora.oficial/
Mostra online
A mostra Em casa com arte 2 segue disponibilizando conteúdo cultural toda terça, quinta e domingo, até janeiro de 2022, no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Cultura. Já há diversos materiais para serem conferidos por lá. A ação é realizada com recursos da Lei Aldir Blanc.
No domingo rola o show “Afrodroid – Insalubre Performance [Live]”, uma apresentação que usa o hip-hop e o audiovisual como plataforma para discutir questões contemporâneas, como a temática racial, de gênero, resgate à ancestralidade e uma visão sobre o afro-futuro em sua melhor forma.
Com identidade forte, Afrodroid apresenta influências de rap, trap, experimental e industrial. Utilizando como base os beats, samples e instrumentos eletrônicos de Lucas Kid e Ac3falia que, juntos, formam o duo Sintaxe Sistema, responsável por toda produção instrumental e narrativa da performance e backing vocals de Matheus Juvencio (Black), completando o grupo.
Já na próxima quinta-feira, dia 04/11 às 19h30 será lançado o “Por dentro das paredes – Videopoemas do isolamento”, que apresenta uma seleção de sete vídeos produzidos pelo jovem artista maringaense Lucas Nunes entre maio de 2020 e janeiro de 2021, desengavetando escritos mais antigos. Essa obra dialoga, principalmente, com os adolescentes, faixa etária para quem há poucas produções específicas feitas na cidade. Esse público costuma ficar no limbo da produção cultural: ou os trabalhos focam em crianças, ou em adultos. Neste caso, por se tratar das reflexões de um jovem sobre a vida e seus dilemas, fala diretamente com o público da mesma faixa etária (mas a classificação é livre).
Exposição Sonhante
Segue aberta até o dia 19 /11 a exposição “Sonhante” no Centro de Ação Cultural – CAC. Trata-se de uma mostra de 25 fotografias manipuladas digitalmente pela fotógrafa Esther Hall, feitas a partir dos sonhos de cinco modelos LGBTQIA+.
Visitação: de segunda à sexta das 8h às 17h, com visitas guiadas às segundas e quintas das 18h às 21h
Entrada gratuita
Flim
Últimos dias para se inscrever nos chamamentos da 8ª edição da Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM 2021), que vai ocorrer entre 8 e 12 de dezembro de 2021 em formato híbrido.
Há três chamamentos abertos até o dia 31/10: para lançamentos literários, para autores independentes e para artistas visuais com trabalhos editoriais. As informações e inscrições estão disponíveis no link https://linktr.ee/culturademaringa
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.