Fundação Luzamor: ajude a salvar 46 anos de história

Por: - 15 de agosto de 2021

 

A Fundação Cultural e Educacional Luzamor foi fundada no ano de 1975 pelas irmãs Sumiko e Yaeko Miyamoto. Em 1989 elas viabilizaram a construção do auditório, que batizaram em homenagem à mãe (Shizuko Miyamoto). Conta-se que elas quiseram criar um local apropriado para a realização de óperas e concertos. Localizado à Rua Neo Alves Martins nº 1704, a construção foi inspirada no Teatro Alla Scala de Milão.

Desde então, o local foi palco de inúmeros eventos e projetos importantes da cidade. Sediou o Projeto Guri, depois rebatizado de Projeto Harmonia, que formou muitos músicos locais. Também foi lá que teve início o Convite à Música, da Secretaria Municipal de Cultura, que pagava locação do espaço. Praticamente sem outros espaços na cidade, músicos e cantores eruditos encontraram ali o local propício para suas apresentações. Shows e concertos emocionantes já ecoaram naquele auditório e, por tudo isso, o LuzAmor está na memória afetiva dos maringaenses. 

Em 2016 o prédio, que já era considerado de utilidade pública, também foi tombado pelo patrimônio histórico do município (decreto nº 1629/2016). O tombamento na época gerou debate, pois muitos não concordavam, achavam que o prédio não possuía valor arquitetônico, mas acredita-se que foi principalmente o valor simbólico e a proteção contra a especulação imobiliária que levaram a essa decisão pelo tombamento. 

Desde a morte das irmãs Miyamoto (a última faleceu em 2013) que o espaço começou a enfrentar grandes dificuldades. O Convite à Música migrou para o Teatro Barracão, deixando de ser uma importante fonte de recursos. Os projetos foram extintos. A instituição começou a acumular dívidas e, apesar do esforço das diretorias anteriores, o espaço acabou fechando suas portas na pandemia. Agora, após um ano e meio fechado, a situação piorou ainda mais. 

Em mais uma tentativa de recuperação, foi eleita uma nova diretoria voluntária, que tem como presidente o músico e professor Marcos Alexandre Sala. A nova gestão, que tomou posse dia 28 de julho, está promovendo a primeira ação para levantar recursos para pagar as contas básicas de água e luz, além de promover uma reforma no local. Pizzas estão sendo vendidas no valor de R$ 25 para serem retiradas no dia 28 de agosto no próprio Luzamor. Também há a opção de receber em casa, pagando uma taxa de R$ 5 para a entrega. Os sabores disponíveis são a tradicional e brócolis. Quem quiser adquirir pode entrar em contato conosco até o dia 22/08. 

Outras ações devem ser realizadas em breve, como rifa, bazar, vaquinha, vendas de produtos, entre outros. Todo apoio é bem-vindo. O objetivo é reabrir o prédio o mais rápido possível e voltar a oferecer cursos e aulas para a comunidade, gratuitos ou com preços acessíveis.

Nova diretoria

Presidente: Marcos Alexandre Sala 

Vice-presidente: Laura Chaves de Souza Peluso

Diretora financeiro: Daniela Silva Saito 

Diretora administrativo: Maria Goretti Bernardes

Diretora de projetos: Rachel de Oliveira Coelho

Diretor jurídico: Rubens Emanoel Moreira

 

Conselho Fiscal

Presidente: José Augusto Machado

Vice-presidente: Daniel de Lima Machado Homem

1º membro: Aldo Luiz Gomes Lovato

Suplente: Rosimeira Moura Dias

 

Conselho Curador

Presidente: Diego Reginaldo Farias Rocha Firmino

Vice-presidente: Juliana Santos Bischoff

1º membro: Eliezer Ferreira

Suplente: Alisson Silva Barros

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.