Fim de semana cheio de opções culturais em Maringá

III Obá Xirê – Festival Itinerante

Está rolando em Maringá o III Obá Xirê – Festival Itinerante, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti. Neste sábado será exibida a segunda etapa, com apresentações dos grupos Anjos da Guarda (bumba meu boi) e Brazukeria Samba Soul. O Baque Mulher faz a abertura da noite, contando com a participação especial de Mestra Joana, Iyaba Tenily Guian, Duda Lopez e Aline Babalakina. Há, ainda, exibição de entrevista com a Iyalorixá Mãe Glória de Abê, que fala sobre o Tambor de Mina, diretamente do Terreiro de Mina de Ogum e Yemanjá.

A exibição é online, a partir das 19h, no canal do Youtube do Baque Mulher – filial Maringá, no link https://www.youtube.com/watch?v=2Xakp5EboYA  

Para mais informações das outras etapas siga as redes sociais do projeto: 

site oficial https://festivalobaxire.wixsite.com/festivalobaxire 

instagram: https://www.instagram.com/festival.obaxire/ 

facebook: https://www.facebook.com/festival.obaxire/ 

 

Escala Cultural

Neste sábado também tem teatro online na programação do Escala Cultural. É a quinta e última peça do projeto, também viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti. O espetáculo da vez é “Dois (mundos) – episódio Andrea Doria”, do grupo Complexo Sul (Rio de Janeiro). A exibição é no canal do Youtube da 2 Coelhos Comunicação e Cultura às 20h e após a apresentação haverá bate-papo. 

“Dois (mundos)” é uma carta pro futuro, que começa a ser escrita no olho do furacão. O ponto de partida é o disco DOIS da Legião Urbana, uma obra que, em si, contém dois universos, o dos rocks de contestação e o das canções de amor. Hoje em dia, como naquela época, tanto a contestação quanto os afetos precisam ser potencializados e encontrar espaço para o diálogo. A partir dessas questões do disco e do fato de estarmos vivendo em um momento particularmente polarizado, a peça busca apontar para o futuro. Como o disco foi lançado há 35 anos, a proposta de interlocução é com 2056, 35 anos para frente.

DOIS (MUNDOS) é dividido em dois atos, ou dois lados, como um LP. O trabalho foi dividido em episódios e iniciou sua trajetória pela internet em julho de 2020, para exibições quinzenais via streaming, ao vivo, pelo Zoom. Cada episódio se relaciona com uma das faixas do disco e eles foram criados a partir da ordem em que elas aparecem no álbum.

Esses episódios são tanto um experimento cênico autônomo como parte do processo de criação do espetáculo, que o Complexo Duplo pretende estrear nos palcos assim que isto for possível de se fazer com segurança.

Em Maringá vamos assistir ao episódio “Andrea Doria”.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=clnEDfwLIhw 

Dança

Durante a semana, na quinta-feira, estreia o espetáculo de dança contemporânea “Sobre elas”, do Nó Coletivo de Artes, mais uma produção via Prêmio Aniceto Matti. 

O trabalho retrata o protagonismo feminino, expondo alguns desafios que as mulheres vivenciaram e vivenciam historicamente ao longo da vida. Foi construído a partir de fatos relatados em entrevistas com a secretária da mulher, a delegada da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher e com a presidenta do Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques. Em cena Beatriz Camacho, Evelin Coelho, Victória Benjamin e Vitória Campanari. Esta última assina a direção, juntamente com André Miranda.

A transmissão das sessões será nos dias 5 e 6 às 20h e dias 7 e 8 às 16h e 17h30, no YouTube do grupo.  

Veja aqui o teaser: https://youtu.be/U0JvthS8X1Q

 

Lançamento de livro

Também na quinta-feira às 19h tem a live de lançamento do livro “A vida de um Chuveirando”, de João Paulo Baliscei. 

O livro conta a história de Chuveirando – um menino que, desde a infância, mostra-se curioso e atento àquilo que a sua diferença representa. 

A live terá a participação da professora Dra. Eliane Maio da Universidade Estadual de Maringá. A tiragem de 1500 unidades será distribuída de graça em Maringá. 

Inscrições em: 

https://docs.google.com/…/1FAIpQLSfmAg2v1BpWew…/viewform 

Transmissão em: https://www.youtube.com/watch?v=rfBDlNLGncs 

Convite às Artes Visuais

O artista Marcelo Goto (@mrk_goto) está com nova exposição no Convite às Artes Visuais. “Filhos” retrata, por meio de pinturas e desenhos, o desenvolvimento dos filhos do próprio artista, exaltando a importância da presença dos responsáveis no desenvolvimento de uma criança, assim como em seus primeiros momentos.

A exposição já pode ser visitada no Teatro Calil Haddad, seguindo os protocolos de segurança, com lotação máxima de 15 pessoas.

 

Convite ao Cinema

Sábado tem Convite ao Cinema, projeto da Secretaria de Cultura com coordenação e curadoria de Paulo Campagnolo. O filme da vez é o australiano “Babyteeth” (2019), de Shannon Murphy. O filme tem classificação 16 anos.

 

Para assistir, basta preencher o formulário que dá acesso ao filme e ao link do bate-papo, que é sábado 20h via google meet. A entrada na sala para o debate será permitida até as 20h10.

Paulo Campagnolo informa a sinopse:

 

“Um filme de amadurecimento destemido e solar como talvez não pudesse ser – uma vez que o assunto é tão delicado e doloroso quanto são, efetivamente, equilibrados os procedimentos desse primeiro e cativante longa-metragem da diretora australiana Shannon Murphy. Milla (uma fantástica Eliza Scalen) tem 16 anos e está lutando contra um câncer quando conhece, e se apaixona, por Moses (Toby Wallace, premiado em Veneza), um jovem de 23 anos viciado em drogas. Os pais dela, um psiquiatra e uma musicista, em princípio não veem com bons olhos a relação. Mas por força da situação, acabam cedendo – ocorrendo, então, uma espécie de inversão de papéis, com Milla na difícil tarefa de consolá-los diante de seu iminente desaparecimento.  

Como diria a diretora, em entrevista: “Babyteeth é um filme sobre a felicidade de não estar morto ainda”.”

 

Link do Formulário que dá acesso ao filme e ao link do GOOGLE MEET: 

https://forms.gle/4BNyJ6kZM1UX6T2R9

 

 

 

 

 

 

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.