Durante a pandemia a maior parte da programação cultural da cidade tem sido viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura, seja por meio de seus projetos permanentes, como os Convites, seja por meio de outros editais, como o Prêmio Aniceto Matti, que financia os projetos com assinatura de artistas e produtores culturais em todos os segmentos artísticos. Estamos vendo agora os projetos aprovados e financiados pelo edital de 2019.
Poucas iniciativas independentes têm acontecido, sobretudo como reflexo do isolamento social e da falta de outras fontes de financiamento. Artistas e produtores culturais não tem seguido sua programação normal e deixaram de realizar eventos tradicionais, cursos, oficinas e enfrentam dificuldades para manter seus espaços culturais. Há notícia de que pelo menos 10 espaços culturais da cidade, especialmente escolas de dança e de teatro, já fecharam as portas, pois auxílios emergenciais e editais que demoram meses para tramitar não estão dando conta das despesas desses profissionais.
É por isso que apresentamos aqui, basicamente, projetos da Secretaria de Cultura, mas não vemos a hora de poder divulgar eventos culturais independentes.
Contação de histórias em Libras
Sexta e sábado tem contação de histórias em Libras com Eloisa Pedroni Pimentel. O evento faz parte do Convite à Literatura e será online, às 19h, via Google Meet. O texto interpretado é “A magia do bicho-solto”, de Andrew Casarini.
A magia do bicho-solto é uma história que narra a trajetória de Joana, uma menininha encantadora que cresceu em uma vila mágica, cercada de animais.
Seu sonho era unir o mundo dos homens e dos animais e é aí que a magia do bicho-solto entra em ação! Para isso, ela se aventura para fora dos portões da vila, seguindo seu coração e fazendo bons amigos.
Link para inscrição:
Oficinas de artesanato
O projeto “Arte e Identidade do Artesanato de Maringá” está com inscrições abertas para quatro oficinas gratuitas nas áreas de escultura em biscuit com massa de modelar (porcelana fina); confecção e modelagem de bijuterias em cerâmica; confecção de moldes de gesso e de objetos de cerâmica e reciclagem e sustentabilidade dando beleza e nova funcionalidade a objetos como latas, potes e garrafas de vidro.
- Escultura em biscuit com massa de modelar (porcelana fina)
Ministrante: Amélia Col Debella
Local: Coletiva – Rua Padre Vieira, 443
Serão oferecidas duas turmas com 6 vagas cada turma
Turma 1 – dias 3,5 e 6/8 das 8h30 às 12h30
Turma 2 – dias 3, 5 e 10/08 das 13h30 às 17h30
Link para inscrição: http://maringacultura.maringa.pr.gov.br:38081/oportunidade/186/
- Confecção e Modelagem de bijuterias em cerâmica
Ministrante: Maria do Carmo G A Faxina
Local: Coletiva – Rua Padre Vieira, 443
Serão oferecidas duas turmas com 10 vagas cada turma
Dias 7, 14 e 28/08
Turma 1 – 8h às 12h
Turma 2 – 13h às 17h
Link para inscrição: http://maringacultura.maringa.pr.gov.br:38081/oportunidade/188/
- Confecção de moldes de gesso e de objetos de cerâmica
Ministrante: Maria Goretti Bernardes
Local: Ateliê Bello Barro – Rua Itapura, 491 – Zona 3
Dia: sábado
Turma 1 – 17/08/21 – até 5 alunos – 13h às 18h
Turma 2 – 21/08/21 – até 5 alunos – 8h às 13h
Turma 3 – 26/08/21 – até 5 alunos – 13h às 18h
Turma 4 – 28/08/21 – até 5 alunos – 8h às 13h
Link para inscrição: http://maringacultura.maringa.pr.gov.br:38081/oportunidade/189/
- Reciclando e Decorando
Ministrante: Solange Domingos da Silva
Local: Coletiva – Rua Padre Vieira, 443
Serão oferecidas duas turmas com 07 vagas cada turma
Dia: sábado
Horário: 14h às 18h
Turma 1 – 07 e 14/08/21
Turma 2 – 21 e 28/08/2021
Link para inscrição: http://maringacultura.maringa.pr.gov.br:38081/oportunidade/190/
Férias com a biblioteca
Até o dia 23 de julho é possível participar do projeto Férias com a biblioteca, que oferece atividades virtuais ou gravadas para serem realizadas em casa pelas crianças.
O tema deste ano são os 400 anos de La Fontaine. As oficinas e leituras das fábulas estão disponíveis no aplicativo Padlet. Pais e filhos podem entrar num grupo no whatsapp onde se incentiva que as crianças postem o resultado das oficinas.
As inscrições são pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3901-1792
Link das atividades:
https://pt-br.padlet.com/bibliotecapalmeiras19/4qz9ploxyqvqcxb4
Convite às Artes Visuais
Em cartaz no Convite às Artes Visuais a exposição “Re[Di]ssonâncias”. São desenhos feitos com diferentes técnicas por Guilherme Radi Dias. As obras abordam o tema da solidão e podem ser visitadas até o dia 22 no Teatro Calil Haddad, de graça.
Convite ao Cinema
Com coordenação e curadoria de Paulo Campagnolo, o tradicional Convite ao Cinema discute neste sábado (17) a partir das 20h o filme sul coreano “Casa vazia”, de 2004, com direção de Kim Ki-duk
O filme é disponibilizado com antecedência para quem preenche o formulário e a ideia é que os espectadores acessem o link do google meet para debater o que viram. Este filme é recomendado para maiores de 16 anos.
No filme, quase sem diálogos, um garoto perambula pelas ruas numa motocicleta, escolhendo algumas casas para invadir e onde ele “morará” por alguns dias – retribuindo para os donos (que o desconhecem) com trabalhos simples que ele executa com certa devoção: regar as plantas, consertar relógios, lavar roupas sujas e etc. Até que, numa noite, ele conhece uma mulher, vítima de abuso pelo marido. Segue uma história de amor inesperada, no reino dos fantasmas.
AVISO: A participação na sala para o debate será permitida até às 20h10min.
Link do Formulário que dá acesso ao filme e ao GOOGLE MEET:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.