Maringá tem cultura sim. Vem conferir no Cultural Post

Por: - 9 de julho de 2021

Olá! 

Meu nome é Rachel Coelho, sou jornalista e produtora cultural da 2 Coelhos Comunicação e Cultura e estarei com vocês toda semana trazendo dicas culturais.

Anos atrás, mais precisamente no final dos anos 1990, quando dei meus primeiros passos na cena cultural da cidade, era comum ouvir falar que Maringá não tinha cultura. Isso, porém, nunca foi verdade. Aqui há cultura desde que tudo era mato! E ultimamente essa crítica tem se mostrado cada vez mais equivocada. 

O que existe é, muitas vezes, falhas de divulgação ou falta de interesse em pesquisar o que está acontecendo de bom por aí. Esse é mais um dos motivos para que essa coluna exista. A ideia, porém, é realizar uma curadoria de conteúdo e vez ou outra compartilhar reflexões com vocês. 

Interessados em divulgar eventos, projetos e tudo o mais, fiquem à vontade para enviar materiais de divulgação para o e-mail [email protected] Ah! Aproveita e acompanha o nosso trabalho lá no instagram, que sempre tem alguma coisa acontecendo. O perfil é @2coelhoscomunicacaoecultura

Então vamos para as dicas da semana?? 

 

Colônia de Férias 

colônia de ferias

Para quem está com as crianças em casa e precisa de ideias para preencher o tempo, a dica é a Colônia de Férias da Cantiga Criança, comandada pelo escritor e contador de histórias Danilo Furlan. Ele vai compartilhar vídeos durante todo o mês de julho, sempre às terças e sextas ao meio dia, com contações de histórias e atividades simples e lúdicas, ensinando a fazer brinquedos utilizando materiais fáceis de encontrar. Nisso o Danilo é especialista, pois é um trabalho que desenvolve na cidade desde os anos 90.  

Os vídeos já estão sendo postados no instagram do artista, no link https://www.instagram.com/danilofurla/

 

Pizza solidária 

Durante a pandemia, artistas e produtores culturais sofreram um grande baque com o cancelamento das atividades e fechamento de espaços culturais. A vida, que já não era fácil, ficou ainda mais complicada pois mesmo os auxílios municipais, estaduais e federais não têm dado conta. Por isso, tem gente que está se virando nos 30 e se reinventando, buscando as soluções possíveis no momento. A Cia Pedras, que neste mês de julho completa 27 anos de atividades, e o Grupo Sucena, que já está na cena há 30 anos, são desses. Para arrecadar recursos para manter seus espaços culturais, estão vendendo pizzas. Até o dia 20 de julho é possível fazer o pedido diretamente com as responsáveis, pelo telefone ou pelas redes sociais. Cada pizza custa R$ 25 e ainda é possível incluir o valor da entrega (que será feita dia 24, bem como a retirada). 

Mais informações 99721-3299 (Lissandra/Sucena) / 99116-2498 (Iara/Pedras) ou no @gruposucena e @ciapedrasteatroecirco

 

Exposição Rap em Quadrinhos

Última semana para conferir a exposição “Rap em Quadrinhos”, em cartaz no CAC – Centro de Ação Cultural. A mostra integra a programação do 1º Fima – Festival de Ilustração de Maringá, que movimentou o mês de junho oferecendo palestras e oficinas online. 

A exposição traz 12 ilustrações que transformam rappers brasileiros em super-heróis, inspirado em capas de histórias em quadrinhos. Cada obra tem um QR code por meio do qual é possível acessar as músicas dos artistas homenageados. Nomes como Emicida, Mano Brown, Criolo e Negra Li estão entre os retratados. Vale ver.

O horário de visitação é de segunda a sexta feira, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 17h, grátis e com monitoria. Não há risco de aglomeração, pode ir tranquilo que seguindo os protocolos dá tudo certo. 

 

Convite ao Cinema 

Apaixonados pela sétima arte precisam conhecer esse projeto, caso ainda não conheçam! Comandado por Paulo Campagnolo, que há mais de 20 anos seleciona e apresenta filmes de arte, desde os tempos do Projeto Um Outro Olhar. 

O Convite ao Cinema é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e normalmente acontece todo sábado e também migrou para o formato online durante a pandemia. Neste dia 10 o filme apresentado é “O lobo do mar”, de Michael Curtiz.

Na versão online o interessado preenche um formulário e imediatamente recebe link de acesso ao filme e ao bate-papo via google meet. A ideia é assistir ao filme antes e no sábado, às 20h, aparecer pra bater papo com o coordenador e demais participantes. Na versão online o projeto tem sido sucesso, recebendo participantes de todo o Brasil e com longas horas de debate. 

Esse é o link do formulário que dá acesso ao filme e ao bate-papo: 

https://forms.gle/xRBYzfCmWUmy2MUj6 

A classificação deste filme é de 16 anos. 

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.