Responsabilidade Social Corporativa: Gerando Impacto Positivo

A RSC engloba a gestão responsável de recursos naturais, equidade no tratamento dos funcionários e benefícios para a comunidade.

  • No contexto de uma nova sociedade cada vez mais inovadora e competitiva, as empresas que sobrevivem são aquelas que demonstram sua capacidade de respostas às constantes modificações do mercado.

    A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) surgiu na segunda década dos anos 1900 e ganhou mais reconhecimento a partir de iniciativas globais dedicadas, como o Pacto Global das Nações Unidas em 1999.

    Os conceitos e abordagens se modificaram e evoluíram ao longo dos anos — e continuam evoluindo — porém, ainda é um debate recente, que continua a crescer em importância no mundo dos negócios.

    De forma resumida, a responsabilidade social corporativa engloba o compromisso das empresas em conduzir seus negócios de forma ética, considerando o impacto social, ambiental e econômico de suas operações. Um conceito chave é o Triple Bottom Line, que avalia o desempenho não apenas em termos de lucros, mas também nos aspectos social e ambiental.

    A RSC engloba a gestão responsável de recursos naturais, equidade no tratamento dos funcionários e benefícios para a comunidade. Além disso, aborda a governança corporativa, inovação social e relatórios de sustentabilidade como formas de demonstrar compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar geral.

    Como aplicar esses conceitos fugindo da abordagem cognitiva comportamental? Afinal, não podemos tratar Negócios e Pessoas de uma maneira cartesiana…

    Também percebo que muitas empresas adotam programas e mais programas de “responsabilidade” sem alguma estratégia e sem gerar os resultados esperados, apenas para seguir a onda ou porque os outros estão fazendo…

    Gerar impacto positivo a partir de uma visão sistêmica é pontuar que troca de energia e recursos em um sistema deve ser equilibrada para manter o fluxo saudável. Essa lei também se aplica ao contexto da Responsabilidade Social Corporativa (RSC).

    Quando uma empresa adota práticas de RSC, de maneira realmente estratégica, está demonstrando um compromisso em contribuir positivamente para a sociedade e o ambiente em que opera.

    Ao investir em iniciativas sociais, apoiar a comunidade local, promover a sustentabilidade e tratar seus colaboradores de forma ética, a empresa está entregando o esperado para o sistema em que está inserida.

    Em troca, espera-se que a empresa também receba benefícios. Isso pode se manifestar de várias maneiras, como uma boa reputação e imagem de marca, maior lealdade dos clientes, colaboradores mais engajados e motivados, além de uma comunidade local mais forte e apoiadora.

    Além disso, práticas sustentáveis podem levar a economias de custos a longo prazo e a uma gestão mais eficiente dos recursos.

    A aplicação da RSC em uma organização pode ser vista como um exemplo prático da Lei Sistêmica do Dar e Receber em ação no mundo dos negócios. Ao contribuir positivamente para a sociedade e o meio ambiente, a empresa cria um ciclo de energia positiva que tende a retornar em forma de benefícios tanto tangíveis quanto intangíveis.

    Empresas envolvidas em práticas de responsabilidade podem gerar impacto positivo e colher benefícios como uma boa reputação, fidelidade do cliente e colaboradores mais engajados, todos essenciais para o sucesso nos negócios.

    As expectativas do mercado mudaram, a sua empresa está preparada?

    A Trianon Rh e Negócios é uma empresa com Selo ODS e temos muito orgulho dessa certificação que promove o bem-estar para toda a sociedade!

    Acreditamos que, para desenvolver pessoas e empresas gerando lucratividade mediante soluções humanizadas, tecnológicas e inovadoras, é preciso um olhar atento ao impacto causado no meio ambiente, pois nossas riquezas naturais são herança para as futuras gerações.

    A sua empresa está preparada para passar por essas mudanças e se manter sólida? Venha nos conhecer de perto e encontre soluções para os desafios do seu negócio.

    Imagem: Freepik / Foto criada por @rawpixel.com

    J Rodolfo Grou

    Siga J. Rodolfo Grou no Instagram:
    @J.RodolfoGrou

    Comentários estão fechados.