Agenda Cultural de 08 a 14/07 

Performances, teatro, literatura e muito mais… Veja todos os eventos culturais que vão acontecer em Maringá entre 08 e 14 de julho.

  • Agenda cultural de 08 a 14/07 

    Mostra Cultural

    O projeto Me chama de GORDA, da performer Aline Luppi Grossi, continua. A ação “Entre quatro paredes” termina neste sábado na sala de exposições do Teatro Calil Haddad, com a realização da quarta performance, “Saindo do Forno”, às 20h. Haverá debate após a ação. A entrada é gratuita.

    Hoje, dia 08/07, Malu Jimenez e Jéssica Balbino ministram a oficina “Lute como uma gorda” no dia 08, das 18h às 21h no CAC – Centro de Ação Cultural. Inscrições podem ser feitas via formulário online (sujeito à disponibilidade de vagas).

    Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSckKSP6LE6oPH_zoL11cNbbFvVdwTv5pFaivWdj80RqwBlvLQ/viewform

    O projeto segue até 23 de julho com visitação da exposição “Entre quatro paredes” e show de Jup do Bairro no Teatro Barracão.

    Acompanhar o instagram do projeto no @mechamade.gorda

    Drag

    O Coletivo Transformista Haus of X segue apresentando o espetáculo teatral “Más Monas”. As sessões acontecem nos dias 9, 10, 30 e 31 de julho, sempre às 20h, no Teatro Barracão, com entrada gratuita, classificação livre e interpretação em Libras em todas as sessões.

    Com direção e dramaturgia de Lua Lamberti, a peça se utiliza da autoficção para trazer um conjunto de narrativas e memórias de infância da família transformista Haus of X, trazendo para a cena as drags Galathea X, Ramonita X e Ursula Xcar em uma estética cabaré, com música, dança e acrobacia. O projeto será a estreia de Areta, Drag Queen do intérprete Renan Parma, que compõe o elenco integrando a Libras à cena.

    Convite ao Cinema 

    O projeto Convite ao Cinema desta semana exibe neste sábado (9/7), a partir das 20h no Auditório Hélio Moreira, o filme “Violent” (Canadá/Noruega/2014, 102 min), com direção de Andrew Huculiak.

    Confira o que o curador e coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, diz sobre o filme:

    “Num belo trabalho sobre o amadurecimento de uma garota norueguesa (a talentosa Dagny Backer Johnsen), o diretor Huculiak demonstra uma enorme confiança em criar atmosferas e inesperadas paisagens sonoras para dar voz a reflexões sobre a vida, a passagem do tempo e as emoções e ansiedades juvenis. Dividido em 5 partes, o filme descreve as incertezas da personagem através de 5 pessoas – aquelas que mais a amaram. Delicado e emocionante, realizado com um orçamento pequeno e a trilha sonora de We Are the City (banda de rock progressivo sediada em Vancouver e da qual o diretor Huculiak é integrante), “VIOLENT” é um verdadeiro achado”.

    Arraiás

    O Grupo Sucena promove neste sábado o Arraiá 2022 a partir das 15h no Memorial Kimura, localizado no Distrito de Floriano. Os convites antecipados custam R$ 15 e dão direito à pipoca, bolos e doces à vontade +1 cachorro quente. Bebidas e brincadeiras são compradas à parte.

    A reserva de convites pode ser feita pelos telefones: (44) 997213299/ 99995-2885 e o pagamento via pix. Informações no instagram @grupo.sucena

    Também no sábado tem arraiá do Mário Verri no CTG de Maringá, com entrada gratuita, a partir das 17h. Pipoca, quentão, bolos e doces a vontade; espetinho, cachorro-quente, bebidas e brincadeiras à parte e apresentação de coreografias das turmas de baby, iniciante e infantil do Espaço Nelson Verri.

    Lançamento 

    Sábado (9/7) às 14h no Auditório Hélio Moreira o psicólogo e escritor Pedro Lucas Moro lança o livro “Aos olhos dela”. Segundo o material de divulgação, trata-se de um livro de sonhos e memórias da criança que existe em todos nós. A obra convida o leitor jovem e adulto a enxergar, na própria vivência cotidiana, as cores e ensinamentos que a criança vê. O livro foi financiado pelo Prêmio Aniceto Matti e será distribuído gratuitamente no dia do lançamento.

    Contação de histórias

    Chega ao fim o projeto Convite à Contação de histórias, de Danilo Furlan. O idealizador e coordenador do projeto é quem fecha as apresentações que estão acontecendo desde fevereiro nas bibliotecas municipais. Ele mostra “Diversas histórias divertidas”. Veja abaixo as últimas chances para conferir:

    Dia 11

    *Biblioteca Municipal Centro

    9h30 e 14h

    Dia 12

    *Biblioteca Municipal Operária

    Horário: 9h30 e 14h

    *Biblioteca Pública Alvorada

    Horário: 10h30 e 15h30

    Dia 14

    *Biblioteca CEU das Artes (Distrito de Iguatemi/PR)

    Horário: 9h30 e 14h

    Dia 15

    *Biblioteca Mandacaru

    Horário: 9h30 e 14h

    Últimos dias

    As oficinas e workshops do Fima – Festival de Ilustração de Maringá acabaram (embora ainda possam ser conferidas no canal do projeto no YouTube) mas a exposição “Brasileiras na Arte”, de Soraya Tory, segue até dia 15/07 no CAC – Centro de Ação Cultural, localizado na Av. XV de Novembro, 514. A visitação é de segunda a sexta das 9h às 17h, de graça. Vale conferir.

    Roda de choro 

    No dia 12 de julho às 14h o CEU das Artes de Iguatemi recebe a apresentação da Roda de Choro Itinerante, por meio de um projeto contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. vale a pena prestigiar o grupo comandado por Rafael Marinho, Andro Gustavo e Isaias Alves.

    Siga @2coelhoscomunicacaoecultura no instagram

    Sugestões de pautas e eventos culturais podem ser enviadas para o e-mail [email protected]

    Comentários estão fechados.