Observatório do Turismo de Maringá retoma atividades e lança nova plataforma de dados

O projeto, que é um dos primeiros do Brasil, está sendo reestruturado com base em um novo modelo de governança, mais integrado e funcional.

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    O turismo de Maringá volta a contar com um importante instrumento de planejamento e análise: o Observatório do Turismo. Retomado por meio de uma parceria entre o Visite Maringá e o Codem, via Câmara Técnica de Turismo e Cultura, o projeto — um dos primeiros do Brasil — está sendo reestruturado com base em um novo modelo de governança, mais integrado e funcional.

    Criado há mais de uma década, o Observatório nasceu como uma tecnologia dedicada ao levantamento, análise e interpretação de dados do setor turístico. Durante anos, contou com a colaboração de acadêmicos, técnicos e estudiosos que alimentavam a produção de informações qualificadas, essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas e estratégias privadas. Agora, passa a operar como um braço técnico do Visite Maringá, somando forças com o Codem para garantir continuidade e impacto ao projeto.

    “Estamos resgatando o Observatório do Turismo com um olhar estratégico. Nosso objetivo é retomar essa ferramenta essencial com foco em dados reais, que possam guiar decisões importantes para o setor”, explica Miguel Fernando, diretor de Projetos Especiais do Visite Maringá e presidente da Câmara Técnica de Turismo e Cultura. “Sem dados, qualquer debate se torna efêmero e sem mérito técnico para continuar ou ser reestruturado do ponto de vista de projetos”, conclui.

    Um dos marcos dessa nova fase é o desenvolvimento de uma plataforma digital interativa, que vai reunir todos os dados produzidos e sistematizados pelo Observatório. A ferramenta está sendo construída pelo economista e analista de dados Matheus Ziermann, responsável pela estrutura de Business Intelligence (BI) do projeto. Com o BI, será possível acompanhar, em tempo real, informações atualizadas sobre diversos indicadores do turismo local.

    “A proposta é que a plataforma digital concentre os dados levantados e atualizados periodicamente, de forma clara e acessível. Estamos monitorando mais de 30 indicadores, organizados em oito eixos, como desempenho hoteleiro, geração de empregos, calendário de eventos, arrecadação tributária e perfil dos visitantes. Tudo isso permitirá uma análise técnica de alta qualidade, com capacidade de orientar decisões de empresas, poder público e entidades”, destaca Ziermann.

    Miguel Fernando reforça que o Observatório é uma ferramenta estratégica não apenas para mapear tendências, mas para direcionar ações de forma eficaz:

    “O turismo movimenta toda uma cadeia produtiva. Quando temos dados que mostram, por exemplo, que julho é o mês com menor taxa de ocupação nos hotéis, podemos agir com inteligência para atrair eventos e promover ações que preencham essa lacuna. Isso gera resultados em toda a cidade: do hotel ao restaurante, passando pela agência de comunicação, gráfica, fornecedores e toda a rede.”

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    Taxa de ocupação da rede hoteleira é um dos dos indicadores monitorados pelo Observatório (Foto: Divulgação)

    Um dos exemplos mais expressivos da importância da atuação técnica do Observatório está na avaliação do impacto econômico da Maringá Encantada, projeto natalino do Município. A pesquisa — realizada em conjunto com a equipe técnica do Codem, o Departamento de Pesquisas da Acim, o Visite Maringá e diversas secretarias municipais — já mostrou que, para cada R$ 1 investido, o retorno pode ultrapassar R$ 4,50 circulando na economia local.

    A plataforma digital do Observatório do Turismo será disponibilizada nos próximos meses no site do Visite Maringá, ampliando o acesso da população e das lideranças às informações que movem o setor.

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