Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Prefeitura de Maringá vai autorizar os contribuintes a contratarem, de forma particular, empresas para a poda ou remoção de árvores. O decreto Nº 1.346/2025, que regulamenta a medida, foi publicado no Diário Oficial do Município dessa quarta-feira (16).
De acordo com o documento, o município realizará o credenciamento de empresas interessadas na prestação dos serviços na cidade. O próprio decreto também estabelece as regras para o credenciamento. A partir daí, o munícipe fica autorizado a escolher uma dessas empresas para realizar a poda ou remoção.
O serviço só será autorizado caso a árvore em questão já tenha um laudo emitido por engenheiro florestal da Prefeitura, permitindo a poda ou remoção. O contribuinte que pagar o serviço do próprio bolso não terá o direito a pedir ressarcimento do poder público.
Atualmente, Maringá tem quase 6 mil árvores, já com laudo, aguardando remoção, segundo dados do Setor de Arborização da Prefeitura, consultados pelo Maringá Post na manhã desta quinta-feira (17). Outros cerca de 10 mil pedidos ainda aguardam a emissão de laudo dos engenheiros.
Segundo um material institucional produzido pelo próprio município, mais de 10 mil serviços de arborização foram realizados pela Prefeitura em 2025. Eles incluem 1.274 remoções, 1.642 podas, 1.157 destocas e 6.234 desbarras.
O Maringá Post entrou em contato com a Prefeitura de Maringá para comentar o assunto. Por meio de nota, o município informou que ainda trabalha no processo de credenciamento, que ocorrerá via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e não tem data para ser iniciado. Ainda conforme o Executivo, o serviço seguirá sendo prestado pela Prefeitura de forma gratuita, com a possibilidade de contratação particular configurando apenas “uma possibilidade extra para aquelas pessoas que não querem aguardar a execução do serviço pelo município”. Também segundo o Executivo, será da responsabilidade da terceirizada solicitar isolamento da rede de energia elétrica à Copel, em casos que for necessário o desligamento da rede.
Comentários estão fechados.