Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Motoristas de ônibus de Maringá devem iniciar uma greve na próxima segunda-feira (7), após o impasse nas negociações com as empresas TCCC (Transporte Coletivo Cidade Canção) e Cidade Verde.
Durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira (2), o representante das empresas informou que não haverá uma nova proposta que atenda às reivindicações da categoria.
O Sinttromar (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário) esperava uma contraproposta para evitar a paralisação, mas, diante da ausência de avanços nas negociações, os trabalhadores já haviam aprovado o indicativo de greve. A formalização do aviso à empresa ocorrerá nesta quinta-feira (3), conforme prevê a legislação.
Entre os principais pontos solicitados pelo sindicato estão:
- A implantação de um plano de saúde adequado às necessidades da categoria — que enfrenta alto índice de adoecimento em função das condições de trabalho;
- Mudanças nas escalas de serviço que são consideradas exaustivas;
- Um reajuste salarial que atenda os anseios dos trabalhadores.
O Sinttromar destacou que a pauta foi construída coletivamente pelos trabalhadores em uma série de assembleias realizadas ao longo do último mês. A mobilização da categoria reflete o esgotamento diante da falta de avanços nas negociações com as empresas.
A greve, marcada para segunda-feira (7), pode causar impactos no transporte público da cidade, caso não haja um acordo antes da data prevista.
Procurada pela reportagem, a Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) informou que aguardará o comunicado formal por parte do sindicato que representa os motoristas para se manifestar sobre o assunto.
Comentários estão fechados.