Sarandi realiza primeira edição do “Dia T” com vacinação e ações voltadas a pessoas com autismo

O projeto tem como objetivo oferecer suporte contínuo a esse público e seus familiares, integrando serviços de saúde, lazer e qualidade de vida.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    Na manhã desta sexta-feira (23), a Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a primeira edição do Dia T — uma ação inédita voltada ao atendimento e acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.

    O projeto tem como objetivo oferecer suporte contínuo a esse público e seus familiares, integrando serviços de saúde, lazer e qualidade de vida.

    Nesta primeira edição, realizada com a participação de profissionais da área da saúde, foram aplicadas vacinas contra a gripe (influenza) e realizadas atualizações do calendário vacinal.

    A ação também contou com atividades de orientação sobre saúde bucal, coordenadas pela diretora de Odontologia Nicole Digiorgio, incluindo a entrega de kits com escova e pasta de dente para as crianças atendidas.

    Além disso, atividades físicas adaptadas foram conduzidas pela professora Fernanda Piaseck, em parceria com alunos do curso de Educação Física da Uningá.

    Durante o evento, tivemos a presença do Coordenador Geral do Sistema Municipal de Vigilância em Saúde, servidores público e o secretário municipal de Saúde, Erasmo Cardoso, que destacou a relevância da iniciativa:

    “Hoje, estamos dando mais um passo em direção ao que desejamos no futuro: oferecer suporte integral às pessoas com autismo e seus familiares. O prefeito De Paula já anunciou a criação de uma Casa de Apoio ao Espectro Autista, e agora, com o Dia T, teremos ações mensais voltadas a esse público em nossa cidade.”

    A Secretaria de Saúde reforça que iniciativas como o Dia T serão intensificadas ao longo do ano, com foco no cuidado contínuo e inclusivo à população neuro divergente de Sarandi.

    Foto: Prefeitura de Sarandi

    Comentários estão fechados.