Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Neste sábado (24), a secretaria de Cultura de Maringá lança o projeto “Bike Patrimônio – Trilhas de Memória”. O objetivo é que a população conheça e explore o patrimônio cultural da cidade pedalando pelas ruas, monumentos e espaços históricos.
O passeio ciclístico terá início às 9h, com ponto de partida no Teatro Calil Haddad, pelo acesso da Rua Santa Joaquina de Vedruna. O evento é gratuito e aberto ao público a partir de 7 anos. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira, 23, pela internet (inscreva-se aqui).
A iniciativa propõe um passeio ciclístico guiado por especialistas da Gerência de Patrimônio Histórico, que abordarão os significados de cada monumento e espaço histórico visitado. Durante o trajeto, haverá visitas a importantes marcos culturais da cidade, como o Teatro Calil Haddad e seus painéis tombados, Praça Sete de Setembro (Peladão/Monumento ao Desbravador), Painel Éder Portalla, Vila Olímpica, Fórum Estadual de Maringá e mural artístico e Teatro Reviver Magó.
“Ao unir o exercício físico à descoberta cultural, essa ação oferece uma experiência enriquecedora e dinâmica. Além de proporcionar uma experiência educativa e cultural, o projeto ‘Bike Patrimônio’ promove um estilo de vida saudável ao incentivar a prática do ciclismo. Ao mesmo tempo em que os participantes desfrutam do patrimônio histórico, estão também valorizando a sustentabilidade e a mobilidade urbana”, destaca o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.
O gerente do Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura, Edson Pereira, ressalta que “a iniciativa do projeto não apenas enriquece o conhecimento sobre a história local, mas também estimula o orgulho e o respeito pelo patrimônio cultural de Maringá. Ao promover a ação de educação patrimonial, de uma maneira inovadora, o ‘Bike Patrimônio’ é uma oportunidade para os moradores e visitantes se conectarem de forma ativa e significativa com a história vibrante da cidade”, afirma.
A arquiteta da Secretaria de Cultura, Alessandra Corsato, ressalta que “Maringá é uma cidade reconhecida por sua diversidade cultural e histórica, e é o cenário perfeito para essa aventura de bicicleta. Pedalando pelas ruas da cidade, os ciclistas têm a chance de mergulhar na história local, conhecendo detalhes fascinantes sobre a arquitetura, arte e fatos marcantes que moldaram o passado da Cidade Canção”, afirma.
Os participantes são orientados a chegar com 10 minutos de antecedência, usar roupas leves, calçados confortáveis, aplicar repelente e levar uma garrafa de água.
O evento conta com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), que acompanhará o percurso, e apoio do deputado estadual Goura, o Jorge Gomes de Oliveira Brand.
Serviço:
O que: 1ª edição do “Bike Patrimônio – Trilhas de Memória”
Quando: Sábado, 24 de maio, às 9h
Onde: Saída do Teatro Calil Haddad (fundos), acesso pela Rua Santa Joaquina de Vedruna
Inscrições: Bike Patrimônio – Trilhas da Memória
Comentários estão fechados.