Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, localizada ao lado do Hospital Municipal de Maringá, foram agredidos enquanto exerciam suas funções. O episódio ocorreu na última terça-feira (29), um dia após a comemoração do Dia do Servidor Público.
Uma paciente, que havia sido mordida por um cão, ficou insatisfeita após a médica que a atendeu afirmar que não era necessária a sutura do ferimento. Revoltada, ela, acompanhada de outras pessoas, iniciou uma série de agressões contra os trabalhadores da unidade de saúde.
Imagens do ataque, gravadas por populares, rapidamente viralizaram nas redes sociais, expondo a violência enfrentada pelos servidores. Assista o vídeo a seguir:
Três mulheres foram detidas por agentes da Guarda Civil Municipal e levadas à Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrado um boletim de ocorrência. As agressores devem responder na Justiça com base no Artigo 331 do Código Penal, que trata do desacato a funcionário público durante o exercício da função, cuja pena pode incluir detenção.
O Sismmar (Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá) se manifestou publicamente contra as agressões, condenando o ato de violência. Em nota, a gestão do sindicato expressou solidariedade aos agredidos e ofereceu apoio jurídico e administrativo. Leia na íntegra:
“BASTA de violência contra os servidores! SISMMAR repudia agressão de pacientes contra servidores da UPA Zona Sul
A gestão Somos Todos SISMMAR repudia, com veemência, a violência cometida por pacientes contra três servidores lotados na UPA Zona Sul, nesta terça-feira (29). Imagens gravadas por populares viralizaram nas redes sociais e mostram as agressões contra os trabalhadores durante o exercício das funções e no interior da unidade de saúde.
Ao tomar conhecimento sobre este lamentável acontecimento, a direção do SISMMAR entrou em contato com um dos servidores. Para além de expressar solidariedade neste momento, a gestão Somos Todos SISMMAR colocou toda a estrutura do sindicato inteiramente à disposição de todos os agredidos para apoio jurídico e administrativo.
O SISMMAR tem como princípio basilar a tomada de todas ações necessárias para garantir os direitos e a integridade de nossa categoria durante o exercício de nosso trabalho. O sindicato acompanhará de perto o andamento da situação para que este crime cometido não fique impune e sirva de exemplo para coibir a violência contra os servidores municipais de Maringá.”
Comentários estão fechados.