Hospital Municipal e UPA Zona Sul dobram número de leitos em menos de três meses

Por: - 16 de junho de 2021
Upa Zona Sul e Hospital Municipal
Além dos novos leitos, a ala que está em construção terá toda a infraestrutura existente no complexo

O complexo de saúde formado pelo Hospital Municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul chega a 201 leitos, quase o dobro dos leitos que tinha há dois meses e meio. Em março o hospital e a UPA Zona Sul somavam 106 leitos.

Esse aumento foi forçado pelo crescimento no contágio pela covid-19 no município e ambém porque foi constatado que as pessoas internadas com covid estão passando mais tempo no hospital do que aquelas internadas no início da pandemia. A permanência é maior principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Por outro lado, um aumento tão grande em tão pouco tempo mostra também a agilidade da prefeitura de Maringá no enfrentamento da covid.

Para receber mais 20 leitos, a UPA Zona Sul está passando por uma ampliação. Com os novos leitos de enfermaria, aumenta para 145 os leitos exclusivos covid-19 na UPA e Hospital Municipal, o que representa 107% de aumento em quatro meses. Em fevereiro eram 70 leitos.

Em relação à UTI, houve aumento de 55% nos leitos no complexo de saúde de covid-19. Até fevereiro eram 36 e atualmente são 56. Quando somados enfermaria e UTI, o aumento é de 89% entre março e junho, passando de 106 para 201 leitos exclusivos covid-19.

“Trabalhamos de forma acelerada e em tempo recorde para dar resposta ao agravamento da pandemia e a crescente demanda por internamentos”, afirmou o prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD).

O secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, reforça que parte dos leitos de covid-19 do município é habilitada pelo Estado e outros são mantidos com recursos próprios pelo município, por isso não são contabilizados no boletim diário de coronavírus.

 

Ampliação UPA Zona Sul

A montagem da estrutura de ampliação da UPA Zona Sul está 80% concluída, inclusive com as camas da enfermaria montadas. São R$ 176 mil de investimento. São 368 m² ampliados onde funciona o estacionamento da unidade.

- Quer receber as notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.