UPA Zona Sul será unidade exclusiva para pacientes com sintomas da Covid-19 a partir de domingo

A UPA Zona Norte, até então unidade de referência, volta a atender, a partir de segunda-feira (7/12), pacientes com outros sintomas clínicos não relacionados ao coronavírus

  • A partir de domingo (6/12), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul passa a funcionar exclusivamente para pacientes com sintomas relacionados ao coronavírus. A UPA Zona Norte, até então unidade de referência, volta a atender, a partir de segunda-feira (7/12), pacientes de urgência e emergência clínica, não relacionados ao coronavírus.

    As mudanças foram anunciadas pela Prefeitura de Maringá nesta sexta-feira (4/12). O município informou que a UPA Zona Norte vai funcionar ainda no sábado (5/12) como referência para Covid-19, mas fecha no domingo (6/12) para desinfecção e preparativos para receber pacientes com outros sintomas clínicos.

    As demandas da UPA Zona Norte serão transferidas para a UPA Zona Sul. Segundo a prefeitura, a unidade é mais ampla e adequada para atender o fluxo maior de pacientes em função do aumento de casos. A UPA Zona Sul estará fechada neste sábado para atendimento externo para reorganização interna e recebimento dos pacientes da UPA Zona Norte que estão sob observação clínica.

    Para não haver prejuízo no atendimento, enquanto as duas UPAs se organizam, neste sábado (5/12) e domingo (9/12), as unidades de saúde Iguaçu e Pinheiros funcionarão 24 horas para pacientes com relatos de outros problemas e não respiratórios (Covid-19). A partir de segunda-feira (7/12), as duas unidades de saúde retornam ao atendimento normal, das 7h às 19 h.

    “Como o número de casos permanece crescendo, surgiu a necessidade de promover essas mudanças, considerando que a UPA Zona Norte está com sua capacidade no limite e a UPA Zona Sul pode abrigar mais pacientes que estão em observação. Além disso, otimizamos o trabalho das equipes que estão na linha de enfrentamento ao coronavírus pela proximidade com o Hospital Municipal”, afirma o secretário de Saúde, Jair Biatto.

    Devido ao aumento no número de casos na cidade, o fluxo de pacientes é maior nas unidades de saúde. Além da mudança do atendimento para a UPA Zona Sul, a Prefeitura de Maringá informou que estuda outras medidas com objetivo de garantir atendimento mais rápido e eficiente.

    Comentários estão fechados.