Tempo estimado de leitura: 4 minutos
O Hospital da Criança Irmã Calista será inaugurado no dia 16 de setembro deste ano, em Maringá. A gestão ficará a cargo da Liga Álvaro Bahia, conhecida por administrar o Hospital Martagão Gesteira em Salvador (BA), o maior hospital pediátrico do Norte e Nordeste do País, com 28 especialidades médicas.
Nesta quarta-feira (24), foi realizada uma coletiva de imprensa no saguão de entrada da instituição para discutir o início dos atendimentos. Estiveram presentes o prefeito Ulisses Maia, autoridades da Saúde de Maringá e representantes da Liga Álvaro Bahia.
O contrato de gestão do hospital será assinado ainda em julho, com a contratualização prevista para agosto. A inauguração oficial está marcada para setembro.
“Entre a ideia de ter o Hospital da Criança em Maringá e a abertura dele, vão ser apenas seis anos – com dois anos de pandemia”, explica o prefeito Ulisses Maia. “Levando em consideração 24 mil metros quadrados de construção, com a complexidade que é um hospital, com a burocracia que o poder público exige na tratativa de todos os seus processos, nós vamos inaugurar esse hospital em tempo recorde”.
No total, o Hospital da Criança de Maringá terá 148 leitos de enfermaria e 40 de UTI neonatal e pediátrica. A Diretora-presidente da Agência Maringaense de Regulação, Maria da Penha Sapata, explica como serão as primeiras fases de trabalho:
“Nós abriremos inicialmente 61 leitos – destes, 60% serão do SUS (Sistema Único de Saúde) – ambulatório de especialidades, e Hospital-Dia para pequenas cirurgias, de média complexidade. Enquanto isso, vai se contratando pessoal, capacitando e, após seis meses, será aberta a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica, com 10 leitos.
O Hospital da Criança de Maringá terá capacidade para atender pacientes do SUS em pelo menos 60% dos casos. A unidade atenderá crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, com serviços de média e alta complexidade, incluindo oncologia pediátrica, cardiologia e cirurgias cardiovasculares, neurologia e neurocirurgia, ortopedia, transplantes e tratamento de doenças raras.
Confira algumas fotos do hospital:
Comentários estão fechados.