‘Maio Amarelo’ em Sarandi foca ações em pedestres, ciclistas e motociclistas e lembra: ‘paz no trânsito começa por você’

A campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

  • Tempo estimado de leitura: 1 minuto

    A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança Pública (Semutrans), lançou na manhã desta quinta, 9, a campanha ‘Maio Amarelo’, em solenidade realizada na Câmara de Vereadores.

    O tema deste ano é ‘Paz no trânsito começa por você’ e foca ações nos pedestres, ciclistas e motociclistas. Alunos do 5º ano da Escola Mauro Padilha acompanharam a solenidade.

    A campanha é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, enfatizando a cidadania como instrumento de integração, respeito e cuidado.  Propõe desenvolver ações para propagar o entendimento que a redução de acidentes de trânsito passa pelo respeito à sinalização, aos limites de velocidade e às regras básicas de condução.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, não apenas dos motoristas, mas também de pedestres, ciclistas e motociclistas.  O respeito pelas leis de trânsito e a adoção de comportamentos seguros ao utilizar as vias públicas são imprescindíveis para evitar acidentes e mortes. Ou seja, a um comportamento cidadão que valoriza a convivência pacífica no trânsito.

    Vlademir Garbúggio, vice-prefeito de Sarandi, destacou a presença das crianças na solenidade, enfatizando que a educação no trânsito deve começar pelos primeiros momentos na escola. “A compreensão de o trânsito é tema transversal, ou seja, envolve a todos, precisa ser discutido desde a infância para que a convivência entre veículos, ciclistas e pedestres seja pacífica”, disse o vice-prefeito.

    Também participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores, Eunildo Zanchim, a vereadora Ireni Moura, os secretários municipais Márcio Antonio dos Santos (Trânsito, Transporte e Segurança, Antonio Del Nero (Educação) e Cinthya Gimenes (Assistência Social), além do diretor de Trânsito da Semutrans, Vladimir Magri e representantes das forças de segurança e da sociedade civil organizada.

    Comentários estão fechados.