Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O Procon, da Prefeitura de Maringá, vistoriou na manhã de hoje dois supermercados – um na avenida Colombo e outra na Zona 4 – atendendo denúncias de consumidores. Foram queijos, linguiças e peixes em situação irregular, somando 118 embalagens num total de 38 quilos. Entre os problemas flagrados estão:
- queijos com data de validade vencida;
- queijos com embalagens estufadas;
- linguiças com bolor;
- bandejas com bacalhau com embalagens abertas.
Entre as linguiças, havia oito embalagens com bolor nos produtos. Porém, todo o lote com 66 embalagens foi retirado da prateleira e será devolvido para o fabricante. Já as nove embalagens com bacalhau, pesando em torno de 5 quilos, foram descartadas. E as 43 embalagens com queijos serão devolvidas aos fabricantes.
O supermercado precisa enviar ao Procon os documentos de devolução dos produtos aos fornecedores. Foi feito um auto de constatação na hora e assinado pelo gerente do estabelecimento que acompanhou toda a vistoria. E, posteriormente, será feito um auto de infração, com multa a ser calculada pelo setor de Fiscalização, conforme tipo do problema, tamanho do estabelecimento e se é reincidente ou não.
Num segundo estabelecimento da vistoria, não foi encontrado irregularidade. O serviço seguirá no decorrer da semana.
“Esse trabalho sobre a qualidade e validade dos alimentos é constante no Procon”, explica o coordenador do Procon, Edjalma Alves. “Quem flagrar alguma irregularidade pode registrar no telefone 151. É uma ação importante porque o alimento estragado pode causar mal para a saúde de quem consume”.
ATENÇÃO – No começo do mês, uma operação integrada com Procon e Vigilância Sanitária, apreendeu 350 quilos de alimentos irregulares num supermercado na Zona Norte da cidade.
CANAIS DO PROCON:
- Whats app: (44) 98402-0433 ou 98402-0278
- Atendimento: 151
- E-mail: [email protected]