Dia Nacional do Campo Limpo volta a ser comemorado na região

Compartilhar

Eventos estão previstos para Umuarama, Campo Mourão e Maringá 

Após dois anos de comemorações virtuais, o Dia Nacional do Campo Limpo (18/08) voltará a ser presencial, com a participação nas centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de 95 municípios, em 18 estados.

Aqui na região Noroeste do Paraná as ações vão ser coordenadas pela Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita). Eventos estão programados para as cidades onde a associação possui unidades instaladas.

Na terça-feira (16/08), ocorrerá a revitalização do Parque dos Ipês, com plantio de 220 mudas de árvores nativas – uma parceria entre a Adita e a prefeitura de Umuarama. A iniciativa vai reunir autoridades municipais, estudantes e a comunidade do entorno.

Já na quarta-feira (17/08), será a vez de Campo Mourão receber as atividades. Além de uma visita técnica à sede da Adita, está previsto o plantio de árvores e a doação de mudas. Uma ação conjunta entre a associação, o colégio agrícola municipal e o Instituto Água e Terra (IAT).

Por fim, em Maringá (18/08) ocorrerá uma solenidade com autoridades e uma ação de sustentabilidade com o projeto Cultivar da Cocamar (alunos da Apae), onde vão ser plantadas mudas de árvores no entorno da central. “A celebração da data é realizada pelas unidades de recebimento de embalagens vazias, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e apoio de todos os outros elos da cadeia produtiva”, explicou o diretor executivo da Adita, Waldir Baccarin.

O Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado desde 2008. De lá pra cá já acumula a participação de mais de um milhão de pessoas, de todo o país. Em 2021, as comemorações reuniram 96 centrais de recebimento de 19 estados, quais arrecadaram mais de 230 toneladas de alimentos, atendendo mais de 13 mil famílias em situação de vulnerabilidade.

O Sistema Campo Limpo e inpEV

O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição), com apoio do poder público.

São mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País (censo agrícola de 2017). Fundado em 2002, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal de Agrotóxicos nº 7.802 e seu decreto regulamentador 4.074/02.

Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, formada por 140 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, distribuidores e agricultores.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas