Inovação: Maringá adota asfalto de borracha ecológico

A aplicação experimental do asfalto de borracha está prevista para ter início na próxima quarta-feira, 18, na rua Joubert de Carvalho.

  • A aplicação experimental do asfalto de borracha está prevista para ter início na próxima quarta-feira, 18, na rua Joubert de Carvalho.
    Foto: Aldemir de Moraes – PMM

    Nesta quinta-feira (12), durante a Expoingá, a Prefeitura de Maringá apresentou o “Asfalto Ecológico”, produzido de borracha. 

    Os benefícios em comparação ao asfalto convencional incluem a sustentabilidade, pelo reaproveitamento de pneus inservíveis. Ter maior durabilidade e agilidade na aplicação, pois o material esfria mais rápido e libera o tráfego em menos tempo. E aumento da segurança, já que reduz o risco de aquaplanagem e melhora a frenagem e aderência dos veículos.

    De acordo com a Reciclanip – uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo e que trabalha com a coleta e destinação de pneus inservíveis – o pavimento do asfalto de borracha é cerca de 40% mais resistente do que o asfalto convencional. Isso resulta a um asfalto com maior aderência, o que evita derrapagens e garante maior segurança na estrada.

    Além disso, o asfalto de borracha também é mais econômico, uma vez que o seu desgaste é até seis vezes mais lento do que o modelo convencional.

    A aplicação experimental está prevista para ter início na próxima quarta-feira, 18 e depende das condições climáticas. Será na rua Joubert de Carvalho, entre as avenidas Paraná e São Paulo, compreendendo 1 km de extensão. Após análises dos resultados será possível ampliar a aplicação para outros locais da cidade.

    Comentários estão fechados.